Cidadeverde.com

Gestor reafirma que substituirá grevistas por terceirizados

Imprimir
O secretário de Administração do município, Sérgio Honório, considerou a greve dos servidores do Hospital de Urgência de Teresina inoportuna e revelou que a Prefeitura de Teresina irá contratar profissionais terceirizados para substituir os grevistas enquanto durar a paralisação. Nesta quinta-feira (4), os servidores do HUT paralisaram totalmente os setores administrativo e de radiologia da unidade.

Fotos: Evelin Santos / Cidadeverde.com

O gestor ressalta que os servidores não estão obedecendo a legislação que prevê o funcionamento de 30% do serviço. Honório diz que há uma tentativa de radicalização do movimento devido há descontos na folha de março.


"Do ponto de vista politico a greve é inoportuna porque começou a menos de 30 dias do inicio da nova gestão e desleal pois atinge as pessoas mais prejudicadas do Piauí e de outros estados também", ressalta. 


Sobre os dias paralisados, o secretário explica que não existe licença-greve e que haverá corte do ponto e consequente descontos pelos dias não trabalhados, conforme prevê o estatuto do servidor público.  "Os manifestantes estão tentando radicalizar e não podemos obrigar ninguém a trabalhar. Vamos aplicar as sanções previstas pelo estatuto até porque não existe licença-greve", ressalta. 

Educação

Em relação a greve na rede municipal de ensino, o secretário conta que o prefeito Firmino Filho nomeou nesta sexta-feira (5), 239 professores  e que a lista será divulgada no início da semana.


"Os professores serão contratados para suprirem as necessidades das escolas em que as atividades foram paralisadas ou em que não havia docentes em sala", destaca. 

Sérgio Honório ressalta que a prefeitura não dispõe do reajuste proposto pela classe, de mais de 40%, e que a média nacional é de 5%.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais