Cidadeverde.com

Inscrições para agricultura familiar seguem até 30 de abril

Imprimir
Lançado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Edital nº 01/2013 do programa Terra Forte destina R$ 300 milhões para financiamento de projetos de cooperativas e associações que visem a implantação e/ou modernização de empreendimentos coletivos agroindustriais em Projetos de Assentamento da Reforma Agrária. O período de inscrição de pré-projetos, que teve início em 1º de março, segue aberto até o dia 30 abril.

Podem se inscrever associações e cooperativas vinculadas a assentamentos da reforma agrária criados ou reconhecidos pelo Incra, voltadas para a produção, beneficiamento, industrialização e comercialização. O objetivo da seleção, que é de abrangência nacional, é atender aproximadamente 200 cooperativas e associações, com valor médio de R$ 1,5 milhão por entidade.

Na próxima terça-feira (16), serão realizados dois eventos para divulgação do programa Terra Forte. “Pela manhã, estaremos em Buriti dos Lopes com representantes de assentamentos desse município e entorno. Nesta área, os assentamentos trabalham na produção de arroz. À tarde será a vez de Pedro II e entorno, onde há a criação de pequenos animais (aves, suínos, caprinos) que podem ser abatidos e comercializados. Precisamos destacar que os assentamentos precisam ter uma produção contínua, ou seja, uma boa organização no sistema produtivo”, explica o superintendente regional do Incra/PI, Francisco Limma.

O superintendente alerta ainda que as cooperativas que não conseguirem apresentar seus pré-projetos até 30 de abril, poderão apresentar suas propostas em um segundo período, que será de 1º de julho a 31 de agosto de 2013.

O Programa de Agroindustrialização em Assentamentos da Reforma Agrária – Terra Forte foi criado através de um acordo de cooperação técnica firmado pelo Incra com a Secretaria Geral da Presidência da República, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fundação Banco do Brasil, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Estes órgãos compõem o Comitê Gestor Nacional do Programa Terra Forte.

O edital do programa Terra Forte está disponível no site do Incra (www.incra.gov.br). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais