Cidadeverde.com

Arthur Zanetti desabafa: 'Penso em competir por outro país'

Imprimir
O campeão olímpico Arthur Zanetti deu uma declaração polêmica neste domingo, em reportagem exibida no Esporte Espetacular. Cansado da falta de estrutura com que lida diariamente durante os treinamentos, o ginasta revelou que pode competir por outro país.


- Se surgir uma oportunidade legal para mim e para as pessoas que me acompanham, eu penso, sim, em competir por outro país - disse o medalhista de ouro nas argolas em Londres-2012. - Falo com o coração partido porque sou brasileiro, mas aqui não tenho o que preciso no momento. Se alguém me der o que eu mereço, paciência...Preciso pensar no meu futuro - emendou.

De acordo o estatuto da Federação Internacional de Ginástica (FIG), um atleta pode trocar de país, desde que as duas federações deem a permissão. Caso haja um imbróglio, entra em cena o Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI). 

Nas imagens mostradas na reportagem, Zanetti, que treina em um ginásio em São Caetano, divide o mesmo espaço com cerca de 300 crianças da escolinha. Além dos equipamentos mal conservados, ele almoça em marmita, lava a louça e descansa nos colchões de treinamento.

- Quando eu ganhei a medalha, alguns atletas vieram me dizer que a minha vida ia mudar e que eu ia conseguir mudar a história – contou Zanetti.

O técnico do atleta Marcos Goto, fez coro:

- Pensei que, com o ouro olímpico, as coisas iam mudar em um passe de mágica. Mas isso aqui é Brasil, nada acontece com um passe de mágica infelizmente - lamentou.

Zanetti citou o exemplo da Bélgica, país que, segundo ele, não compete diretamente com o Brasil: 

- Lá, a cada esquina tem um ginásio para escolhinha e outro para o alto rendimento. A gente sente a falta da estrutura. Eu poderia ter ganhado essa medalha antes. Os jovens de lá (de outros países) ganham a medalha e mantêm o nível técnico. Aqui, a gente demora um pouco mais pata chegar ao topo e ainda sente dificuldade em segurar esse nível técnico - encerrou.


Fonte: IG
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais