Cidadeverde.com

OAB Piauí faz seleção advogado e estagiário; confira o edital e portaria

Imprimir
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, abre processo seletivo para preenchimento de vagas para advogado e estagiário em nível superior do Curso de Direito. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.oabpi.org.br/inscricoes, no período de 20 de maio a 03 de junho, onde estará disponível ficha para preenchimento pelos candidatos.  A ficha e os demais documentos exigidos deverão ser enviados para o email [email protected], conforme previsto no edital publicado em 16 de maio no Diário da Justiça do Estado do Piauí, páginas 52/53.


De acordo com o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, a medida visa dar cumprimento ao princípio da impessoalidade na escolha do novo procurador da instituição. “Esse novo procurador atuará especialmente na defesa das prerrogativas dos advogados, porque advogado respeitado significa cidadão valorizado”, comenta.

Para o presidente da Comissão Organizadora do Processo Seletivo e secretário geral da OAB-PI, Sebastião Rodrigues, a iniciativa faz parte do programa administrativo da instituição, que tem como objetivo melhor estruturar a Ordem e qualificar constantemente os colaboradores que nela prestam serviço. “A contratação de um advogado, por meio de processo seletivo, para acompanhar os processos relativos às prerrogativas dos profissionais da advocacia é mais uma demonstração de compromisso e transparência desta gestão para com os advogados”, frisa.

Para concorrer às vagas, é necessário apresentar, no ato da inscrição, currículo acadêmico-profissional e histórico acadêmico do curso de graduação e, havendo, do curso de pós-graduação. Os candidatos aprovados deverão apresentar os seguintes documentos: certidão negativa disciplinar emitida pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PI; certidão negativas criminais emitidas pela Justiça Estadual e pela Justiça Federal; comprovação de dois anos ininterruptos de inscrição regular nos quadros de advogados da OAB-PI, no caso de advogado; cursar, na data da posse, a partir do 7º período do curso de Direito, comprovado mediante declaração emitida pela Instituição de Ensino Superior, no caso de estagiário; não exercer atividade incompatível com a advocacia.

A jornada de estágio será de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 13h30. O estagiário perceberá bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 680 (seiscentos e oitenta reais). Já o advogado perceberá R$ 2.000 (dois mil reais) a título de remuneração e lhe será concedida uma bolsa de estudos integral em um dos cursos de especialização ofertados pela Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí).

O advogado selecionado terá a função precípua de atuar na defesa das prerrogativas legais dos advogados, desempenhando as seguintes atividades: acompanhar o andamento dos processos administrativos internos a cargo da Comissão; participar das reuniões da Comissão e executar as suas deliberações, através do ajuizamento, acompanhamento e atuação em processos judiciais e administrativos movidos pela OAB-PI; apresentar sugestões e/ou projetos de aperfeiçoamento da defesa das prerrogativas do advogado; entre outras.

O processo seletivo acontecerá em duas etapas: realização de prova subjetiva e entrevista. O teste seletivo será aplicado no dia 15 de junho, com divulgação do resultado preliminar prevista para o dia 03 de julho. O prazo para interposição de recursos é de 04 a 08 de julho. O resultado definitivo da primeira etapa será divulgado no dia 15 de julho, mesma data da convocação para as entrevistas. O resultado final da seleção deverá ser divulgado no dia 31 de julho.
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais