Cidadeverde.com

Samu Aéreo faz 1º atendimento para socorrer jovem de 19 anos

Imprimir
A jovem Karla Patrícia Santos Castro, 19 anos, que sofreu um acidente de motocicleta em Corrente (a 900 km de Teresina) será a primeira paciente a utilizar o atendimento do Samu Aéreo. A aeronave decolou por volta das 12h30 do aeroporto Petrônio Portella na capital rumo ao extremo sul do Estado para fazer a transferência da paciente. 

Sesapi/Divulgação
Aeronave do Samu chega a  Corrente para transferir paciente 

De acordo com a diretora do Hospital Regional de Corrente, Samara Sá, o estado de Karla Patrícia é grave e o hospital já estava tentando sua transferência por terra, quando recebeu o ofício por e-mail informando que o Samu Aéreo já estava funcionando. 

“Foi uma coincidência, nós já estávamos tentando uma transferência por terra, mas não há uma ambulância com suporte avançado aqui, chegou o ofício com os procedimentos de uso da aeronave. Imediatamente a médica plantonista entrou em contato com a central de regulação que autorizou a vinda do Samu Aéreo. Antes das 16 horas, ela estará em Teresina, se fosse de carro, só chegaria de madrugada”, destacou a diretora. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

A paciente sofreu um traumatismo crânio-encefálico, está inconsciente e com escoriações por todo o corpo, mas está estabilizada e entubada, que são exigências para que o transporte seja feito. 

No transporte, a família da jovem não poderá acompanhar, já que o espaço da aeronave é para o piloto, um médico, um enfermeiro e o paciente.   

O acidente ocorreu por volta das 10 horas, na Rua do Alto Fogoso. Há informações de que a jovem estava com o capacete sem afivelar, já que ela possui uma lesão no maxilar e o capacete sacou no momento da colisão com o carro. Apenas Karla ficou ferida no acidente. 

O avião

O avião, tipo Seneca, é equipado com desfibrilador automático, oxímetro de pulso, Ked para imobilização da coluna cervical, talas de imobilização, colares cervicais, pranchas com imobilizadores laterais, além de cardioversor, ventilador mecânico com monitor cardíaco, bomba de infusão, Sonar (para detecção dos batimentos cardio fetais) e incubadora de transporte.


Pacientes com traumatismo crânio encefálico, trauma abdominal, torácico, raquimedular ou acometidos com infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral ou em uso de respiração mecânica, além de bebês prematuros e gestantes de alto risco, se enquadram no atendimento do Samu Aéreo.


Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais