Cidadeverde.com

Hospital Infantil reforça combate ao AVC em crianças com exames

Imprimir
Na manhã desta terça-feira (4) o Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP) deu o primeiro passo para a execução da Fase II da Triagem Neonatal e realizou 20 exames no Doppler Transcraniano, um aparelho que serve para verificar a possibilidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em crianças com Anemia Falciforme.

O foco na Anemia Falciforme deve-se ao fato de que crianças com esse tipo de anemia têm mais chances de adquirir um AVC. De acordo com o médico Camilo Vieira, essa chance é de até trezentas vezes maior. “No Brasil, cerca de 11% das crianças com anemia falciforme sofrem AVC antes dos 15 anos de idade. Então, quanto mais cedo detectarmos a possibilidade, mais eficaz o tratamento”, explica.

Camilo Vieira é médico neuropediatra do Estado da Bahia e está no Piauí para realizar os testes do novo equipamento, que, em até dois meses, deve ser utilizado pelo HILP definitivamente. Os exames realizados pelo Doppler Transcaniano são indolores e realizados em, no máximo, 15 minutos. O resultado sai no mesmo instante da realização.

O equipamento verifica a velocidade com que o sangue passa pelo cérebro. “A segunda fase da triagem neonatal inclui, também, o tratamento de anemia falciforme e tratar o AVC infantil está dentro dessa fase”, comenta Gildene Alves, médica rematopediatra do Hospital Infantil.

O HILP adquiriu novos equipamentos para aperfeiçoar o atendimento às crianças do Piauí. A previsão é de que até o final do ano o Hospital esteja equipado com novos e modernos aparelhos adquiridos com recursos do tesouro estadual.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais