Cidadeverde.com

PI: Presidente do Incra discute projeto piloto contra a grilagem

Imprimir
O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, se reuniu na tarde desta quarta-feira (5) com o corregedor-geral de Justiça do Piauí, desembargador Francisco Paes Landim, para tentar solucionar os conflitos de terra e combater a grilagem e violência no campo piauiense. 

Divulgação Incra
Carlos Guedes, presidente nacional do Incra

Carlos Guedes propôs a criação de um escritório integrado de governança fundiária, a ser instalado em Bom Jesus (PI) com representantes do Incra, Interpi, Tribunal de Justiça e Prefeitura. O objetivo é integrar os bancos de dados e documentos para regularização fundiária, combatendo a grilagem. 

O projeto é pioneiro no Incra em âmbito nacional e pode servir de modelo para outros estados do "Matopiba", Maranhão, Tocantins Piauí e Bahia, região da última fronteira agrícola do país e principal alvo de grilagem e disputa de terras.

Reunião na Corregedoria do TJ/PI

O encontro, na sede da Corregedoria do TJ/PI, contou com a presença do ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, o coordenador nacional de Cadastro Rural do Incra, Evandro Cardoso, e o superintendente do Instituto no Piauí, Francisco Limma. 

Outras pautas
Na pauta das autoridades estão parcerias para resolver os problemas existentes especialmente na região dos cerrados.

A Corregedoria sugeriu um convênio com o Incra para descentralização de recursos ao Judiciário do Piauí, com vistas a digitalizar 400 mil processos, fazer microfilmagem do acervo cartorário e restaurar livros de serventias extrajudiciais. Carlos Guedes prometeu analisar a viabilidade da proposta.


Mais compromissos
Na quinta-feira (6), parte dos gestores nacionais continuam no Piauí e irão se reunir com sem-terras na superintendência do Incra, a partir de 9h. 

Na sexta-feira, será a vez da presidente do TJ/PI, desembargadora Eulália Pinheiro, ouvir o Gercino Filho sobre melhorias a serem feitas na Vara Agrária, localizada em Bom Jesus. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais