Cidadeverde.com

Zélia Saraiva Lima é mantida na Procuradoria-Geral de Justiça do PI

Imprimir
O governador Wilson Martins (PSB) tinha 10 dias para escolher um nome na lista tríplice para procurador-geral de Justiça. Mas a decisão demorou poucas horas. Mais votada entre os representantes do Ministério Público do Piauí na última sexta-feira (14), Zélia Saraiva Lima vai continuar no cargo por mais dois anos. 


Zélia Saraiva Lima recebeu 105 votos contra 70 de Elói Pereira de Sousa Júnior e 65 de Hugo de Sousa Cardoso, outros dois nomes que integraram a lista tríplice. A procuradora-geral ficará no cargo até julho de 2015. 

A decisão confirma a tendência de outras escolhas de Wilson Martins e governadores anteriores, que optaram pelo mais votado pelas classes. A postura foi defendida pela Associação Piauiense do Ministério Público (APMP) em ofício enviado ao gestor. 

 
“A candidata mais votada obteve 72% dos votos possíveis, contra 48% e 45% dos outros integrantes da lista tríplice. (...) A associação assumiu o compromisso histórico de defender o candidato mais votado por acreditar ser esta a medida que reflete o desejo da maioria dos membros do Ministério Público piauiense", diz o presidente da APMP, Paulo Rubens Parente Rebouças.

Perfil da procuradora-geral
Zélia Saraiva Lima exerceu o cargo de Procuradora-Geral de Justiça durante o biênio 2011-2013. Antes, trabalhou como Chefe de Gabinete do então Procurador-Geral de Justiça. É membro do Ministério Público desde 1984, somando 29 anos de carreira. Assessorou a Corregedoria-Geral do Ministério Público de 1999 a 2010. Foi a segunda mulher a assumir o cargo máximo da instituição, e a primeira eleita pela categoria. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais