Cidadeverde.com

Abertas pré-inscrições para o Projeto de Intercâmbio Estudantil do Piauí

Imprimir
Alunos da Rede Estadual de Ensino poderão realizar a pré-inscrição no curso de Inglês ou Espanhol para o Projeto de Intercâmbio Estudantil do Estado do Piauí a partir desta quinta-feira (27). Essa é a primeira vez na história que estudantes de escolas públicas do Estado terão oportunidade de estudar fora do país.


O Programa de Intercâmbio em Línguas Inglesa e Espanhola é voltado para estudantes do Ensino Médio nas escolas públicas. O  governador do Estado, Wilson Martins (PSB), comenta sobre as expectativas. “Vejo, antes de tudo como uma grande oportunidade para os nossos jovens porque abre novos horizontes, estimula o aprendizado de forma geral. No meu tempo de estudante, ninguém nem pensava nisso; já era uma vitória concluir o ano. Hoje, a história é outra. Nossos alunos são mais competitivos, querem sempre mais. Isso só estimula a gente a dar outras oportunidades”, destacou.

O Programa vai aperfeiçoar os alunos nas competências de falar, ouvir, ler e escrever em inglês ou espanhol e de se expressar em diferentes situações de comunicação, promovendo o desenvolvimento socioeducacional dos estudantes em um país estrangeiro, bem como, o domínio de uma segunda língua.

Segundo o secretário da Educação, Átila Lira, o programa está sendo implantado através do Governo do Estado do Piauí em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), e poderão concorrer às vagas alunos do 1° ano do Ensino Médio. “Essa é uma oportunidade fantástica. Nossos alunos terão a oportunidade de ampliar seus horizontes conhecendo outras línguas e outras culturas. Será um ganho imensurável para sua formação”, afirma. 

Os alunos aptos ao intercâmbio internacional ficarão hospedados em casas de famílias acolhedoras em países que têm a língua inglesa ou espanhola como língua nativa, como Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, África do Sul, Espanha, Argentina e Chile. Os cursos terão duração de um semestre letivo e os alunos receberão uma bolsa de estudo no valor de R$ 600,00 mensais.

“Os cursos terão início no segundo semestre de 2013, e terminam no segundo semestre de 2014. Serão divididos em três módulos: Básico, Intermediário 1 e Intermediário 2 e no final, os alunos receberão certificado de conclusão nas línguas inglesa ou espanhola”, diz  Ivanilde Oliveira diretora da Unidade de Planejamento.

O Programa será implantado em todas as Gerências Regionais de Educação e serão ofertadas 1.500 vagas em 60 turmas, sendo 1.000 para o curso de inglês em 40 turmas e 500 para o curso de espanhol em 20 turmas. Os alunos poderão fazer a pré-inscrição na escola onde estudam.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais