Cidadeverde.com

Imepi reprova 4 marcas de produtos típicos do período junino

Imprimir
O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) divulgou nesta terça-feira (02) o resultado da Operação Festas Juninas, realizada de 3 a 28 de junho em Teresina e no interior do Estado.

O órgão coletou e periciou 45 produtos típicos como: fogos de artifício, traques, bombinhas, flocos de milho e de arroz, coco ralado, leite condensado, creme de leite, doces, paçoquinhas, canjicas, farofas, farinhas, milhos, pipoca, fubá, entre outros. Destes, quatro marcas de produtos alimentícios foram reprovadas e autuadas, totalizando 9% de reprovação.

“Os fabricantes estão mais atentos e criteriosos, pois 91% do que foi fiscalizado foi aprovado. Quem ganha certamente é o consumidor. Isto denota o resultado positivo da intensificação da fiscalização do Imepi, onde a tendência das empresas é de buscar adequação às normas exigidas pelo Inmetro”, afirmou Messias Júnior, diretor-geral do Imepi.

Os produtos alimentícios são verificados no peso líquido. Já os itens como fogos, traques e estalos foram verificados em número de unidades, por exemplo: numa caixa de traques que indica 50 unidades, o fiscal irá contar um a um para verificar se de fato tem a quantidade indicada na embalagem pelo fabricante.

Os produtos tipo fogos, traques, bombinhas, não serão doados, pois são itens que requerem segurança, e estes serão devolvidos mediante documentação aos pontos de venda, até porque tiveram seus resultados aprovados durante a perícia quantitativa. Porém, os produtos alimentícios serão doados a entidades beneficentes devidamente cadastradas no Imepi, conforme determinação do Inmetro. “A perícia é realizada dentro de rígidos padrões de higiene e, portanto, os alimentos doados não oferecem nenhum risco à saúde e à segurança”, afirmou Mayra Suely, metrologista responsável pelo setor de Pré-medidos.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais