Cidadeverde.com

Teresina sedia torneio de cães de raça com juízes estrangeiros

Imprimir
Cães vindos do Norte e Nordeste do país participarão de competição pan-americana, neste sábado (27), a partir das 10h, no Empório João XXIII, em Teresina. Ao todo, 30 raças serão julgadas por árbitros do Brasil, Colômbia e Venezuela no torneio, que será aberto ao público. O Piauí apresenta competidores que ocupam colocações de destaque no ranking brasileiro.

A competição conta com a presença de três juízes, sendo 1 brasileiro, 1 colombiano e 1 venezuelano que irão avaliar uma série de critérios de desempenho para a escolha dos melhores cães. “São julgados aspectos como estrutura, temperamento, dinâmica, dentição, beleza e até formato da cabeça, tipo de dorso entre outros. Uma das exigências para que participem é que os animais tenham pedigree”, destaca Humberto Mauro Almeida, presidente do Kennel Club do Piauí.

Segundo Humberto Mauro, serão três exposições de raça avaliadas e divididas em categorias como filhotes, jovens e adultos. “Os cães vêm de estados como Amazonas, Pará, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Maranhão. Eles serão julgados por raça e os vencedores recebem troféus e brindes”, acrescenta.

Um dos cinófilos, especialistas que estudam e se dedicam à criação de raças caninas, Luiz Martins Filho destaca o alto grau de competitividade dos exemplares piauienses. “Nossos cães são referência nas competições dentro e fora do país. Teremos raças como Fila Brasileiro, Golden Retriever, Bulldog Francês, Rottweiler, Rusk Siberiano e Yorkshire. Vale à pena conferir”, avalia o proprietário de canil e membro do Kennel Club do Piauí.

Kennel Club do PI

Esta será a segunda vez no ano que Teresina recebe um torneio de cães de raça de importância internacional promovido pelo Kennel Clube do Piauí, que existe há 40 anos e conta com cerca de 35 sócios ativos, dedicados à prática de cuidar e treinar cães, seja para participar de exposições ou competições dentro e fora do país.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais