Cidadeverde.com

Matizes leve equipe para UFPI e faz teste gratuito de HIV em estudantes

Imprimir
Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) receberam nesta quarta-feira (28), uma equipe do Centro de Atendimento e Testagem (CTA) para a realização de testes gratuitos de ADIS/HIV. A ação faz parte da 9ª Semana do Orgulho de Ser promovida pelo Grupo Matizes.


De acordo com a coordenadora do CTA, Cristiana Rocha, a escolha da universidade para a realização de testes de HIV foi, devido ao ambiente favorável à pluralidade, em que os jovens são mais abertos a novas experiências.

“A população jovem ainda é mais infectada por DST e isso nos preocupa bastante. Portanto, a orientação e o combate ao preconceito e respeito à diversidade devem partir inicialmente da comunidade acadêmica”, afirma.

Marinalva Santana, coordenadora do Grupo Matizes, reforça que essas ações de testagem de HIV são prioritárias para a entidade, tendo em vista que, muito das pessoas que vivem com AIDS sofrem discriminação e preconceito e necessitam de orientação.

Durante a testagem, os estudantes universitários elogiaram a iniciativa do Matizes e do CTA. Para o aluno de Engenharia Mecânica, Vinícius Farias, 24, as dicas e orientações sobre DST são essenciais para a saúde.

"Esse exame nos dá mais segurança, além de trazer muitas dicas para que a relação sexual não traga riscos à nossa saúde. O fato de ter um local de teste na UFPI também contribui bastante para que mais pessoas sintam-se motivadas a fazer o exame”, finaliza Vinícius Farias.

Da Redação


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Ufpihiv