Cidadeverde.com

Queimadas no PI provocaram apagão no Nordeste, diz ONS

Imprimir
Uma queimada no Sul do Piauí provocou o apagão elétrico que deixou todo o Nordeste do Brasil sem energia na tarde desta quarta-feira (28). O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou nota explicando o incidente. 

Imagem ilustrativa

De acordo com o ONS, a linha de transmissão de 500 kV entre os municípios de Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí sofreu desligamento às 14h58min em função de queimadas na região. O circuito foi religado manualmente, mas voltou a cair pelo mesmo motivo minutos depois. A linha, segundo a nota, é controlada pela empresa espanhola Isolux. 

O problema ocorreu também na segunda linha entre os mesmos municípios. Dessa vez, o problema foi com a Taesa, empresa controlada pela CEMIG. O incidente foi às 15h08min também provocado por queimadas, ocorridas na Fazenda Santa Clara, no município de Canto do Buriti. 

A energia foi restabelecida por volta de 16h30 nas capitais nordestinas. A ONS estima que o problema do fornecimento foi solucionado em toda a região até 17h30. 

Antes disso, internautas trocavam informações pelas redes sociais sobre o problema. Através de dispositivos móveis, pessoas relataram falta de energia em Teresina (PI), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Aracaju (SE) e outras capitais. 

Reprodução/Twitter

Em Teresina, o problema deixou o trânsito confuso com os semáforos apagados. Nos hospitais, problemas para atendimentos e outros procedimentos. 

O último apagão que atingiu toda a região Nordeste foi em 26 de outubro de 2012. Na época, também ocorreram problemas no abastecimento de água em Teresina (PI). 

Já a capital piauiense e outras 32 cidades do Estado sofreram um "apaguinho" em 18 de janeiro deste ano, horas antes da chegada da presidente Dilma Rousseff (PT) para visitas e inaugurações de obras no Piauí. 

Veja a nota da ONS

Ocorrência no Sistema Interligado Nacional em 28/08/2013

Às 14h58, ocorreu o desligamento da Linha de Transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí (circuito 2), da IENNE, empresa controlada pela espanhola ISOLUX, devido a foco de calor (queimada na
região). Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um novo desligamento pela mesma razão às 15h06.

Às 15h08, também devido à queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro Gonçalves – São João do Piauí (circuito 1), da TAESA, empresa controlada pela CEMIG, configurando uma contingência dupla, que conduziu à perda de sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN), havendo perda de carga de aproximadamente 10.900 MW, com o desligamento adicional das seguintes
linhas de 500 kV de interligação do SIN com a região Nordeste:

• Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2;
• Presidente Dutra / Boa Esperança; e
• Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas.

Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída às 17h30.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais