Cidadeverde.com

Centro de Estimulação Sensorial comemora um ano e oferta vagas

Imprimir
O Centro de Estimulação para Criança com Deficiência Sensorial Auditiva e Visual "Mauro César Evaristo" (Ces), comemora nesta quinta-feira (10) um ano de ajuda a dezenas de crianças do Estado do Piauí, com atendimento educacional especializado. A manhã foi de festa para alunos, pais e profissionais da educação.


A Superintendente Institucional da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí (Seduc), Helena Oliveira, esteve presente na solenidade e ressaltou a preocupação do Governo com o Ces. "Quero falar da alegria de participar dessa comemoração e em nome do Governador do Estado, Wilson Martins, e do Secretário da Educação, Átila Lira, reafirmar o compromisso e o empenho de ofertar um ambiente que possa contribuir para o melhor tratamento possível para nossas crianças", disse ela.

Mantido pela Seduc, o Centro de Estimulação Sensorial atende crianças de zero a dois anos e seis meses com estimulação precoce e de dois anos e seis meses a seis anos e onze meses com o atendimento educacional especializado. Segundo a Gerente de Educação Especial da Secretaria, Márcia Raika, infelizmente, muitas crianças ainda enfrentam barreiras por não receberem o estímulo sensorial, antes de ingressar na escola regular.

"As crianças dessa faixa etária que estão ingressando na educação básica, com certeza, tenderão a ter uma melhor inclusão na escola do que aquelas que não fazem o tratamento. Por isso, pedimos às mães que tem filhos com até seis anos de idade, que tenham deficiência visual e/ou auditiva, que nos procurem, pois quanto mais cedo começar o atendimento, melhor desenvolvimento elas terão", explica Márcia.


Através de depoimentos de pais, a gerente fala da melhora que o Centro traz para a vida dos pequenos. "Temos discursos de mães em que as crianças não conseguiam caminhar sozinhas, não tinham todas as articulações estruturadas e que por isso não tinha coragem de colocá-la na escola e que hoje, com o tratamento, as crianças já têm certa autonomia, já caminham sozinhas e inclusive, deixam as crianças sozinhas com os profissionais na escola regular", explica.

Maria da Cruz, mãe da pequena Marianne, percebeu a deficiência auditiva da filha através do teste da orelhinha, com apenas um mês de nascida. Hoje, com três anos de idade, Maria confirma a qualidade do serviço prestado do Ces. "A melhora é perceptível, principalmente no desenvolvimento da linguagem. Ela falava as palavras pela metade e hoje, com a ajuda da fonoaudióloga, psicóloga e da pedagoga, ela já melhorou bastante. Entrou na escola regular ano passado e sua professora já observou a melhora com relação até ao comportamento", comemora.

Joara Ribeiro, Superintendente de Ensino da Seduc, fala do papel dos pais nesse processo. "Sempre pedimos aos pais que estimulem e acreditem nesse trabalho e, de fato, é o que estamos vendo, pois quando a criança tem suas necessidades específicas apoiadas desde a mais tenra idade, tem muito mais potencial de se desenvolver e de continuar aprendendo, e é isso que todos nós queremos", garante.


Mais investimentos estruturais no Centro


Como prometido durante a solenidade de inauguração do Centro, em 2012, o Secretário da Educação Átila Lira, cumpre sua palavra e continua investindo não só na melhoria educacional, mas também na estrutura física do Ces.

Segundo Joara, os avanços estruturais são bastante significativos. Todo o espaço foi climatizado, oferecendo assim melhores condições aos profissionais e às famílias que frequentam o local. De acordo com ela, a contribuição da equipe de engenharia da Secretaria é de extrema importância nesse quesito.

Homenageado pelos profissionais durante a solenidade, José Renato Barreto, engenheiro da Secretaria, fala dos novos investimentos. "Além da climatização, estamos terminando de construir uma quadra poliesportiva e uma piscina, em que as crianças terão o acompanhamento de um profissional especifico nas áreas. Esse é o primeiro centro no Piauí que trabalha com crianças nessa faixa etária, é o nosso grande diferencial", explica.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais