Cidadeverde.com

Instituto de Criminalística do PI terá scanner 3D e laboratório de DNA

Imprimir
O secretário de segurança pública Robert Rios Magalhães se reuniu com peritos e legistas do Instituto de Criminalística e anunciou que o órgão terá um novo aparelho scanner de corpos e que está providenciando um laboratório de DNA.

Fotos: Evelin Santos/ Cidadeverde.com

Ele recebeu as reivindicações da categoria relativas ao aumento de salário e convênio com laboratórios de DNA e toxicológicos de outros Estados. O secretário Robert Rios disse que o instituto é um dos órgãos mais importantes na investigação.


Durante a reunião, ele autorizou que os peritos e os legistas fizessem treinamentos fora do Piauí, em laboratórios de DNA e toxicológicos. "Sou a favor de que o profissional da polícia se qualifique. Não há problema de dinheiro, onde tiver treinamento o profissional pode ir", afirmou o secretário.


O perito Antônio Nunes, relatou que a proposta é que peritos do Piauí, vão até Fortaleza para realizar os exames. Ele disse que há uma demora em torno de cinco meses para sair um resultado devido a demanda de exames no laboratório. Os exames solicitados no Piauí, geralmente são realizados em laboratórios de Fortaleza.


O scanner de corpo é um aparelho que faz verificações dentro do cadáver . Ele analisa desde a pele até o rosto dentro do osso. "É uma radiologia de cadáver com imagem tridimensional, inclusive São Paulo, Pernambuco e Ceará, entraram em contato para que possam adquirir. O Piauí será o primeiro a adquirir no Brasil.


Segundo Antônio Nunes, o Scanner ajuda na verificação de projétil, fratura óssea, o trajeto de lesão no corpo, estudo da dinâmica de lesões e o trato da imagem digital do cadáver.


O perito informou que aumentou em mais de 700% a demanda de exames de DNA e toxicológico nos últimos três anos. Hoje o Piauí tem sete peritos capazes de fazer exame de DNA e toxicológicos, inclusive com mestrado em genética e farmácia.

Participaram da reunião, os peritos criminais, os legistas e os odonto legistas. Hoje o Piauí tem em torno de 80 peritos.


Flash de Yala Sena
Rayldo Pereira (Da Redação)


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais