Cidadeverde.com

Estudante de 18 anos morre com suspeita de meningite

O estudante Wemerson Pereira Lopes, 18 anos, morreu na noite desta quarta-feira (16), com suspeita de meningite. O jovem, natural do município de Oeiras, estava internado há 11 dias no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP), em Teresina, com fortes dores de cabeça, na nuca, peito e inchaço no corpo.
 
                              Foto/ Reprodução Facebook

De acordo com familiares, o laudo cadavérico atestou que uma bactéria infectocontagiosa causou a morte do estudante. A cunhada do jovem, Irismar Borges, conta falta ainda o resultado de dois exames para comprovar a causa real do óbito.

"Ele estava internado desde o último dia 05 e não resistiu, vindo a falecer por volta das 21h30 de ontem. Estamos agora aguardando para saber o resultado dos dois últimos exames", conta Irismar Borges. 

Wemerson Pereira estudava no 2º ano do Ensino Médio em uma escola da rede privada de Teresina. O corpo está sendo velado na residência de familiares, em Oeiras, e deverá ser sepultado por volta das 18h, no cemitério Recanto da Esperança. Através das redes sociais, pelo Facebook, vários amigos deixam mensagens de apoio a familiares do estudante. 



A Coordenação de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que o caso de meningite ainda não foi confirmado e que uma bactéria infectocontagiosa pode ocasionar outras doenças.

Sintomas

A meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro. A doença pode ser causada por vários tipos de micróbios, entre eles o meningococo, principal agente durante as epidemias. Trata-se de uma doença grave, que envolve o sistema nervoso central e pode levar à morte. Os principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, rigidez de nuca e, algumas vezes, manchas na pele (tipo picada de mosquito). Em crianças pequenas, há também o abaulamento de fontanela (moleira inchada). Apesar de grave, a meningite bacteriana tem cura, desde que diagnosticada rapidamente e tratada com antibiótico apropriado

Transmissão

O micróbio pode ser transmitido da garganta de uma pessoa a outra, através de gotículas da tosse, espirro e beijo. A meningite nem sempre é transmitida por indivíduos doentes. Algumas pessoas (geralmente adultas) que abrigam o meningococo na garganta podem retransmiti-lo, mesmo sem estarem doentes: são os chamados portadores sãos. A meningite atinge pessoas de todas as idades, sendo as crianças menores de cinco anos normalmente as mais afetadas.

Prevenção

Diversas medidas de controle são essenciais para prevenir epidemias de meningite. As principais são: o diagnóstico precoce com a internação de pacientes com sintomas da doença; a vacinação das pessoas em contato muito próximo com enfermos (especialmente dentro do mesmo domicílio); e a vacinação das pessoas com maior risco de adquirir a doença, como as submetidas à retirada cirúrgica do baço (esplenectomizados), as portadoras de disfunção do baço (asplenia funcional da anemia falciforme, da talassemia) ou aquelas com deficiências de imunoglobulinas e do complemento.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais