Cidadeverde.com

Dia de Finados lota cemitérios de Teresina neste sábado (2)

Imprimir
Os 14 cemitérios de Teresina recebem hoje a visita de milhares de pessoas. A homenagem aos entes queridos já falecidos é uma tradição desta data - o Dia de Finados -, que é marcada pela celebração de missas e orações.

Fotos: Raoni Barbosa / Revista Cidadeverde.com

O Cidadeverde.com esteve nesta manhã no cemitério São Judas Tadeu, localizado na zona Leste de Teresina. Lá é esperado um público de até 30 mil pessoas. "Abrimos hoje às 5h e vamos até as 20h. A movimentação tem aumentado desde ontem. As pessoas vieram para enfeitar os túmulos para o Dia de Finados", explicou o administrador do cemitério, Gilson Resende.


O cruzeiro é onde a população acende velas e reza por pessoas que estão enterradas em outras cidades ou outros cemitérios, como é o caso do pai e do irmão da funcionária pública Lúcia Almeida, 53 anos, que foram sepultados em Altos. "Rezo no cruzeiro como forma de homenageá-los, já que não poderei ir a Altos. Tenho muita saudade, mas no dia de hoje a saudade aumenta mais. Fico triste de ver que pessoas que eu gostava tanto já se foram. Infelizmente a vida é assim e temos que nos conformar com a morte", declarou.

Missas são celebradas durante todo o dia em cemitérios da capital

A professora aposentada Antônia Rodrigues Noleto, 56 anos, levou parte da família ao cemitério para homenagear o pai, falecido há sete anos, e a mãe, que morreu há três. "Hoje é um dia de muitas lembranças. Sinto saudades dos meus pais", disse.


Os irmãos paraibanos Neurandi de Araújo, 70 anos, e Neutom de Araújo, 78 anos, foram ao cemitério para se aproximarem das lembranças dos pais, que morreram há duas décadas. "A família sempre foi de participar da igreja e das celebrações", justificou.


Equipes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano de Teresina estão presentes nos cemitérios da capital para orientar a população sobre a localização dos túmulos. Além disso, a segurança também está sendo reforçada.



Flash de Geísa Chaves
Redação de Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais