Cidadeverde.com

Piauí poderá ver último eclipse solar de 2013 na manhã deste domingo

Imprimir
Algumas localidades do Brasil assistirão amanhã (3) ao último eclipse solar  de 2013. “Só que no Brasil, ele não é um eclipse total”, disse hoje (2) à Agência Brasil a astrônoma do Observatório Nacional (ON), Josina Nascimento. Isso significa que os brasileiros assistirão à cobertura apenas parcial pela Lua.

Timeanddate.com
Linha preta no centro da faixa vermelha é onde o eclipse será visto por completo. Área vermelha terá visão parcial 

O eclipse solar total será observado somente em uma faixa da África e no Oceano Atlântico. Ele é chamado de eclipse solar híbrido, porque pode ser visto de forma parcial em algumas áreas.

O fenômeno poderá ser acompanhado em todo o Nordeste, na maioria dos estados da Região Norte e em parte do Centro-Oeste e do Sudeste. O eclipse não será observado na Região Sul, informou a pesquisadora do ON.

De acordo com dados do site Time and Date, o fenômeno começa a ser visto no Piauí às 7h46 e termina às 9h46, com ponto máximo às 8h42, quando a lua chegará mais perto de encobrir o sol. Isso corresponderá apenas a um pequeno pedaço do satélite se sobrepondo ao astro rei. 

Segundo o site Climatempo, o Norte do Piauí terá possibilidade de fer o fenômeno melhor. 

Fonte: Climatempo
Linhas azuis mostram onde o eclipse será melhor visto no Brasil

No Rio de Janeiro, o fenômeno vai começar às 8h de Brasília, lembrando que é horário de verão, com a escuridão máxima do Sol sendo atingida por volta de 8h20. Pelos cálculos de Josina, às 9h39,  o Sol estará totalmente descoberto. Já em Belém, que não tem horário de verão, o eclipse terá início às 7h27, horário local.

Há no fenômeno uma coincidência interessante, destacou a pesquisadora, que é o fato de o diâmetro aparente da Lua, visto da Terra, ser idêntico ao do Sol. “Se não fosse isso, nunca iria encobrir totalmente [o Sol]”.


Com informações da Agência Brasil
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais