Cidadeverde.com

HUT: acidentes de moto chegam a 84% do total de atendimentos

Imprimir
O pintor Antonio Luiz Barbosa há 17 dias quebrou três dedos do pé direito e ralou a perna esquerda ao colidir de frente com uma motocicleta na zona rural de Teresina. A zeladora Susana Soares Dias colidiu com outra moto quando deixava um posto de combustíveis, onde abastecia o veículo e rompeu o tendão do tornozelo esquerdo, além de ter sofrido vários cortes profundos na perna esquerda. O acidente aconteceu há um mês e meio e até hoje a vítima sofre com dores e os prejuízos causados.

Caroline Oliveira/Cidadeverde.com

Os dois fazem parte de uma estatística alarmante de atendimentos no Hospital de Urgências de Teresina. De janeiro a 11 de novembro, o hospital atendeu 11.452 vítimas de acidentes de motocicletas. O número chega a 84,89% do total de atendimentos de acidentes de trânsito no HUT (13.489).


De acordo com o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, as vítimas de acidentes de motocicleta representam cerca de mil atendimentos a cada mês, o que demanda um número maior de profissionais envolvidos.


"Houve uma evolução nos acidentes. Quando as pessoas andavam a cavalo, quebravam punho, braço, antebraço. Quando passaram a andar mais de bicicleta, quebravam o pé, braços e nariz. Agora, ao andar de moto, associam a álcool, ausência de capacete, velocidade e falta de habilitação, quebram pernas, braços, deformam o rosto e a coluna. Aumentou o número de especialidades. Agora não é mais só o ortopedista, mas precisam dos cirurgiões neuro, bucomaxilar, vascular e plástico, custando muito mais caro. Quanto maior a gravidade, maiores são as sequelas", explica o diretor.


Segundo Gilberto Albuquerque, cada cirurgia custa entre R$ 4 e R$ 12 mil aos cofres públicos.


Em 2012, foram 12.975 atendimentos a acidentados de motos, 1.411 de carros e 1.464 atropelamentos. As estatísticas apontam que o mês com maior número de registros é dezembro.

Flash de Caroline Oliveira
Redação de Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais