Cidadeverde.com

Em Teresina, 40 mil são diabéticos; Novembro Azul faz alerta

Imprimir
Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta que 40 mil teresinenses são portadores de diabetes, número que corresponde a 5% da população da capital. A estimativa é de que pelo menos 100 mil piauienses sejam diabéticos e que no Brasil inteiro haja mais de 13 milhões com a doença.


A presidente da Associação de Diabéticos do Piauí (Adip), Jeane Melo, explicou que a doença muitas vezes passa despercebida pelos portadores, o que dificulta a prevenção e o tratamento. 

"Muitos nem sabem que estão com a doença e que poderiam ter evitado o 'problema' com pequenas mudanças de hábito, já que 90% dos portadores desenvolvem o diabetes tipo 2 por estarem inseridos em uma rotina pouco saudável. Infelizmente, faltam ações preventivas", lamentou a presidente.


Novembro Azul

Para chamar a atenção da sociedade para essa questão, já considerada problema de saúde pública, a Secretaria de Saúde do Estado, em parceria com a Adip e a Sociedade de Endocrinologia (SBEM-PI) está promovendo neste mês o "Novembro Azul". A programação conta com seis dias de atividades voltadas para a divulgações de informações sobre a doença.

"Um dado nos assusta muito: cada 5 segundos, um caso é diagnosticado no mundo. Estamos diante de uma pandemia descontrolada. Diabetes é uma doença desafiadora. Exige informação precisa, conhecimento atualizado, noções de direito e cidadania, disciplina, acesso a uma equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde", acrescentou a presidente.

Veja a programação completa:



Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais