Cidadeverde.com

Deputado quer que hospitais públicos façam “teste do olhinho”

Imprimir
Um simples exame oftalmológico em recém nascidos é capaz de identificar doenças como glaucoma e até mesmo o câncer de olho (retinoblastoma). Por conta disso, o deputado estadual Flávio Nogueira Júnior (PDT) apresentou um indicativo de projeto de lei propondo a obrigatoriedade da realização gratuita do teste do reflexo vermelho – também conhecido como teste do olhinho – em crianças recém-nascidas nos hospitais públicos estaduais.

 
De acordo com o projeto, o Estado ficará obrigado a disponibilizar gratuitamente exame oftalmológico para diagnóstico de patologias oculares congênitas através do “teste do olhinho”.” O teste será realizado pelo estabelecimento onde for realizado o parto, juntamente com os demais exames de rotina, e antes de concedida alta médica”, explicou o parlamentar.
 
Flávio Júnior argumentou que é muito importante fazer o teste do olhinho, pois ele pode detectar doenças. “Ademais, não apresenta nenhuma contraindicação, só trazendo benefícios. No caso de suspeita de alguma anormalidade, o bebê será encaminhando para uma avaliação mais completa”, pontuou, lembrando que identificando-se precocemente esses problemas, a criança será encaminhada para um exame mais cauteloso que possibilite a identificação de anormalidades como catarata, glaucoma, estrabismo e desordens neurológicas. “Propiciando-se assim um rápido e imediato tratamento dessas doenças, o que pode inclusive salvar a vida dessas crianças”, completou.
 
O deputado lembrou que o teste é simples e de rápida execução, que pode ser realizado ainda na sala de parto. “Já há em alguns casos a obrigatoriedade da realização de testes do pezinho e da orelhinha, deve ser adotado como procedimento de rotina nos primeiros dias de vida dos recém-nascidos. A grande importância do exame é a detecção precoce de doenças que podem ser tratadas antes do seu agravamento”, destacou, argumentando ainda que mais de 50% das crianças só têm o problema da visão detectada quando já têm perda visual definitiva, parcial ou completa.
 
Ainda de acordo com o texto do projeto, o Estado incentivará os municípios a identificar hospitais e clinicas com vistas a disponibilizar gratuitamente o exame de que trata a lei, além de orientar o município a respeito das técnicas ideais para aplicação do exame, de acordo com as orientações médicas e profissionais pertinentes. Será função ainda do Estado qualificar os profissionais que realizarão o exame, fazendo o planejamento para que sua realização seja ampla e eficiente.
 
A realização do teste do olhinho é também uma orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, que encaminharam solicitação ao Ministério da Saúde para que seja recomendado o teste do olhinho em todo o território nacional.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais