Cidadeverde.com

Após recurso, Instituto Dom Barreto fica em 1º lugar do PI e 8° do país

Imprimir
O Inep confirmou, no início da noite desta sexta-feira (29), que o Instituto Dom Barreto, após pedido de revisão das notas do Enem, ficou com a média de 700,89, passando a ocupar a 8ª posição entre as escolas com maiores médias a nível nacional. Com o resultado, o IDB lidera o ranking no Piauí.

Thiago Amaral

Em 2011, o colégio tinha ocupado a 6ª posição no ranking nacional. Segundo nota divulgada pelo Inep, 31 escolas entraram com "pedido de reexame" após a divulgação do resultado das notas de 11.239 escolas na última terça-feira (26). A regra para a divulgação da nota de uma escola exige que pelo menos dez alunos matriculados no colégio tenham feito o Enem, e que o número de participantes represente pelo menos 50% do total de alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio.

Veja as 10 escolas com as maiores médias nas provas objetivas do Enem 2012: 

1º) Colégio Objetivo Integrado (São Paulo/SP) - privada - média 740,81
2º) Colégio Bernoulli - unidade Lourdes (Belo Horizonte/MG) - privada - média 722,15
3º) Colégio Elite Vale do Aço (Ipatinga/MG) - privada - média 720,88
4º) Colégio São Bento (Rio de Janeiro/RJ) - privada - média 712,79
5º) Ari de Sá Cavalcanti (Fortaleza/CE) - privada - média 711,24
6º) Colégio de Aplicação da UFV - Coluni (Viçosa/MG) - federal - média 706,22
7º) Colégio Vértice Unidade II (São Paulo/SP) - privada - média 705,26
8º) Instituto Dom Barreto (Teresina/PI) - privada - média 700,89
9º) Colégio Santo Agostinho - unidade Nova Lima (Nova Lima/MG) - privada - média 695,87
10º) Colégio Helyos (Feira de Santana/BA) - privada - média 695,54

Instituto Dom Barreto

O Inep divulgou a planilha com as notas de todas as escolas. A planilha do Inep do Enem 2012 não inclui o cálculo da média das provas objetivas. Na edição de 2011, a planilha do governo trazia esta média, feita a partir da soma das notas das quatro provas e a divisão por quatro. A nota da redação não é considerada. 

O Dom Barreto obteve média 804,30 em matemática e tecnologias e 783,72 nas provas de redação.

Dom Barreto é o 1º no Piauí

O Instituto Dom Barreto, de Teresina está agora com a melhor pontuação entre as escolas do Estado. O Colegio Popular Madre Maria Vilac, administrado pelo Dom Barreto e destinado a famílias de baixa renda, no bairro Satélite, zona Leste, também foi incluído na lista.

A revisão das notas ocorreu depois que a direção do Dom Barreto entrou com recurso administrativo no Inep questionando a ausência da nota do colégio. Nem o Dom Barreto nem o Maria Vilac aparecia na relação anterior. O colégio Diocesano e o Educandário Santa Maria Goretti, colégios tradicionais de Teresina também excluídos da lista inicial do Enem, também entraram com recurso, mas os resultados ainda não saíram.

Na primeira relação, o Inep havia deixado de fora as escolas Dom Barreto, Diocesano e Santa Maria Goretti. As três apresentaram recurso ao Inep, para saber por que ficaram de foram deste ranking. 

"O Inep esclareceu que houve discrepâncias entre o total de alunos que se declararam pertencentes a esta escola no ato de inscrição do Enem 2012, e os dados constantes no censo escolar do mesmo ano. Neste prazo, tivemos de comprovar as informações prestadas no censo, nas quais se demonstrou que oito alunos, que podem ser de outras séries ou já egressos do Instituto Dom Barreto, declaram-se alunos de terceiro ano, dado que conflitava com as informações do censo", declarou a direção do Dom Barreto, em nota distribuída nesta sexta-feira.


Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais