Cidadeverde.com

Nova fase do Projeto Conte Até 10 será lançado na sexta-feira

Imprimir
No próximo dia 6, será lançada, em Teresina, a nova fase da campanha “Conte até 10 nas Escolas”, às 8h30, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, auditório 3º andar. Com o lema "valente mesmo é quem não briga", a campanha "Conte Até 10 nas Escolas" foi criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), com o apoio do Ministério da Justiça e do Conselho Nacional de Justiça.

A campanha que tem como objetivo fomentar o debate sobre o respeito, a valorização da vida e a tolerância dentro da escola, está sendo realizada no Piauí pelo Ministério Público Estadual, com o apoio dos seguintes parceiros: Tribunal de Justiça, Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Nesta etapa, a Conte Até 10 trabalhará nas escolas públicas e privadas de ensino médio dos municípios com os maiores índices de mortalidade de jovens, decorrente de homicídios, por meio de cartilhas com roteiros de aulas. Os educadores serão orientados a trabalhar o tema da violência sob o olhar da valorização da vida e da mudança de comportamento para enfrentar situações-limite.

O público-alvo desta segunda fase são os jovens das escolas de todo o país. Além de informar por meio dos roteiros de aula que serão ministras pelos professores, a campanha Conte Até 10 nas Escolas irá envolver promotores de Justiça dos Ministérios Públicos estaduais que atuam nas áreas de educação, infância e juventude.

Foram criados vinte mil roteiros de aula que serão distribuídos às escolas públicas e privadas de ensino médio, com prioridade para os cem municípios brasileiros com os maiores índices de mortalidade de jovens decorrente de homicídios, segundo dados divulgados na pesquisa "Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil", realizada pelas organizações não-governamentais Flacso Brasil (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais) e Cebela (Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos). O estudo, feito em todas as 27 unidades da federação, revela que o homicídio é responsável por 39,3% das mortes de jovens de 15 a 24 anos; enquanto fora dessa faixa etária, esse percentual é de 3%. Oitenta e oito por cento desses estudantes estão nas escolas públicas brasileiras. A ideia é levar informação aos adolescentes que cursam o ensino médio, conscientizando-os a respeito do problema.

Neste ano, a campanha inovou ainda com o desenvolvimento de estratégias digitais para que a mensagem chegue efetivamente aos jovens. Na página no Facebook, por exemplo, é possível criar mensagens personalizadas com dicas para evitar a raiva em momentos de conflitos e compartilhá-las com os amigos. Também é possível assistir a depoimentos de quem conseguiu contar até 10 e evitar a violência. Além do Twitter, Facebook e YouTube, também foi criado um APP mobile.

O site do Conte Até 10 nas Escolas concentra todos os materiais da campanha, incluindo vídeos, cartazes e a cartilha com planos de aula para os professores utilizarem em sala de aula. Também é possível enviar vídeos com depoimentos sobre os temas desenvolvidos. Além de ações digitais, com peças especialmente produzidas para essas plataformas, a campanha será fomentada nos estados pelas unidades do Ministério Público. 

Como participar
Várias instituições públicas e privadas, empresas e associações fazem parte da iniciativa. Quer participar da campanha? Clique aqui, veja o edital de chamamento e leve esse projeto para sua escola.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais