Cidadeverde.com

Tradicional cavalgada abre a 63ª edição da Expoapi neste domingo

Imprimir
Dezenas de cavaleiros, amazonas e apaixonados por cavalos participam, na manhã deste domingo (08), da cavalgada que dá início à 63ª Expoapi. A tradição une famílias e atrai pessoas de várias cidades do Piauí e até de outros estados.

Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com


O empresário Alexandre Ferreira, de Teresina, estava acompanhado do filho Gabriel, de dois anos, que dividiu a cela com o pai. "Desde que ele começou a andar eu coloco ele no cavalo. Essa é a primeira vez que participo da cavalgada, mas é um evento importante porque integra todos os amantes dos esportes equestres, reforçando o elo de união e amizade", descreve o empresário, que tem como hobby correr em vaquejadas com seu cavalo quarto de milha. 

Alexandre e Gabriel, na avenida João XXIII, ponto de partida da cavalgada

Outra apaixonada por cavalos é a estudante Natália Miranda, 15 anos. Ela veio de São Luiz (MA) especialmente para participar da Expoapi. A adolescente estava acompanhada do avô Francisco Machado e do pai Machado Filho.


Três gerações de apaixonados por cavalos

"Desde pequena eu gosto de cavalo, sempre gostei. Meu avô tem um haras e ainda corre em vaquejada. Pretendo fazer medicina e ser cantora, mas quero preservar essa tradição da minha família", afirma.


O presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu, Ricardo Ramos, diz que a Expoapi é um dos eventos mais tradicionais do Estado e apresentará uma programação bastante diversificada este ano. 

"Teremos os leilões de gado e equinos, a vaquejada, provas e shows. A abertura oficial acontecerá na quarta feira e até lá estaremos recepcionando 4 mil animais de vários estados do país. Estamos com quase 100% da nossa capacidade", completou.


Luiz Augusto de Oliveira, presidente da Associação Piauiense de Criadores de Equinos, afirmou que a exposição irá receber 200 cavalos de diversas raças. Na programação específica para os equinos haverá leilão de raças na quarta feira, oficina de casqueamento, exposição de mangalarga marchador na quinta, prova de tambor team tenning (apartação) e esquipa na sexta e vaquejada no sábado.


Flash de Carlos Lustosa Filho
Redação de Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais