Cidadeverde.com

Saiba onde os piauienses preferem passar festa do Réveillon; RJ lidera

Imprimir
De tão tradicional, réveillon quase que já se transformou em sinônimo de viagem. Isso para quem se planejou, economizou e conseguiu a tão sonhada folga de fim de ano. Em turismo, o período é considerado como um dos melhores para se lucrar.
 

A alta temporada (janeiro, carnaval, julho e dezembro) acaba por concentrar, devido a lei básica de mercado de oferta e procura, os preços mais altos para contratação de serviços de lazer. Até os restaurantes ficam mais caros no período.
 
Muita gente procurando a mesma oferta finita de serviços dá nisso. Mas deixando um pouco de lado a análise econômica, em si, o Cidadeverde.com pesquisou e conseguiu listar os destinos mais procurados pelos piauienses durante o réveillon.
 
“Dentro do Estado não tem jeito. O litoral ganha disparado em preferência. Tem aquela tradição de começar o ano com o banho de mar. Como Parnaíba está a apenas 318 km de Teresina quem não pode se ausentar muito, e nem gastar demais, corre pra lá mesmo”, explica a agente de Turismo, Janete Oliveira.
 
Fortaleza (CE).

Mas para os piauienses que podem gastar um pouco mais, os destinos nacionais preferidos ainda são Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). Novamente podemos identificar a preferência tradicional de sempre “correr” para onde tem mar.
 
“Fortaleza se destaca pela proximidade e praticidade. Tem muito piauiense lá, sem contar que o voo direto é só de 45 minutos de duração. Quem gosta de aventura pode até ir de carro. São pouco mais de 630 quilômetros. Dá para encarar e como a cidade tem uma grande estrutura para receber turistas os pacotes, geralmente não saem tão caro”, analisa a agente.
 
Já quando o assunto é o Rio de Janeiro a preferência pode ser explicada por aspecto diferente. Segundo a especialista em turismo o fator determinante na hora de se contratar os chamados pacotes de viagem é outro: é o sonho.
 
Rio de Janeiro (RJ).

“A imagem do Rio de Janeiro foi construída, tradicionalmente e mundialmente, como o réveillon do Brasil. Todo mundo tem essa vontade de passar o fim de ano por lá. Por exemplo, neste ano, são aguardados mais de dois milhões e meio de turistas na cidade Maravilhosa. No Brasil, e no Piauí não poderia ser diferente, a cidade é sonho de consumo”, conta Janete.
 
Na capital fluminense, o evento mais concorrido é a festa pública realizada na praia de Copacabana. Para a virada de ano está prevista a queima de fogos temática. São quase 15 minutos de espetáculo visto de toda a orla.
 
Destinos internacionais
Os preços atrativos fazem com que o distrito federal da Argentina, Buenos Aires, vigore como o destino internacional mais procurado pelos piauienses no fim de ano de 2013. Uma viagem para casal, até 5 dias, em hotel 3 ou 4 estrelas, sai por até R$ 3,5 mil.
 
Show de tango em Buenos Aires, Argentina.

“O consumidor piauiense é muito sensível a preço. Não tem jeito. E ir para Buenos Aires é a oportunidade de fazer uma viagem internacional, para uma cidade muito legal, e gastando quase que o mesmo do que para um pacote nacional. Mas já quem pode gastar um pouco mais sempre escolhe os Estados Unidos. É o caso do sonho. A grande maioria quer conhecer a América”, revela a consultora de viagens.
 
Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais