Cidadeverde.com

Salipi 2014 será realizado na UFPI

Imprimir
Em 2014, o Salão do Livro do Piauí (Salipi) será realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A decisão foi tomada em uma reunião, entre membros da Fundação Quixote e a Administração Superior da UFPI, realizada na última segunda-feira (21). 

"Nós teremos um excelente evento este ano e desejo que nós possamos continuar essa parceria para realizar o Salipi nas dependências da UFPI nos anos seguintes", afirmou o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes.

O Salipi 2014 acontece entre os dias 30 de maio e 08 de junho. O evento, já consolidado na agenda cultural do Estado, é realizado, anualmente, desde 2003, em Teresina. No início, o Salipi era um experimento de alguns professores que resolveram juntar-se e organizar um evento literário, formando mais tarde, em 2005, a Fundação Quixote.

Foto: Divulgação
Na reunião: Cineas Santos, José Arimatéia Dantas Lopes, Luís Romero Lima, Ana Regina Rêgo, Jasmine Malta e Jacqueline Lima Dourado

Na reunião, além de diponibilizar o espaço físico da Universidade, o Reitor também tratou de questões estruturais, como segurança, espaços cedidos e alimentação. Para o Fundador e Embaixador da Fundação Quixote, Cineas Santos, as dependências da UFPI trarão segurança e proximidade com a comunidade acadêmica.

"Sob todos os aspectos, essa decisão só trará ganhos, no sentido de aproveitar e aproximar os professores da UFPI e trazer a comunidade acadêmica para o Salipi. A comunidade teresinense também terá a oportunidade de conhecer melhor a Universidade, que tem uma boa estrutura para receber o Salão. As pessoas tem medo de chegar, à noite, na Praça Pedro II por motivos óbvios: além da insegurança, tem a falta de estacionamento, dentre outras questões", explica Cineas Santos.

Segundo a Profª Ms. Jamine Malta, Presidente da Fundação Quixote e professora do Departamento de Letras da UFPI, a Universidade é o lugar ideal para sediar o Salipi por ter uma estrutura adequada e grande produção acadêmica.


"A UFPI é um centro produtor cultural e intelectual; é a inteligência do nosso Estado. Então, trazer o Salão para ser realizado aqui é unir o popular com o erudito, que é o grande objetivo da Fundação Quixote - fazer com  que o conhecimento seja, cada vez mais, acessado por toda população", afirma Jasmine Malta.

Em 2014, o dramaturgo piauiense Gomes Campos será o grande homenageado na 12ª edição do Salipi.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais