O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, participou na manhã desta segunda-feira (24) de uma reunião com o Grupo de Trabalho para a reestruturação do quadro de pessoal do Poder Judiciário do Estado do Piauí com o objetivo de apresentar as propostas da Seccional relativas ao tema no 1º e 2º graus do TJPI.

Entre as propostas, a Seccional sugere a reserva de 50% dos cargos em comissão (PJG) para serem ocupados por servidores efetivos e a redução de verba de representação dos cargos em comissão de 90% para 60%.
Propõe, ainda, a elevação da gratificação do cargo de Diretor de Secretaria e o estabelecimento da distribuição dos cargos em comissão e funções de confiança entre unidades de primeiro grau (Varas/Juizados) e segundo grau (Gabinetes de Desembargadores) proporcionalmente à demanda processual.
Willian Guimarães informou que as propostas, enviadas através de ofício ao secretário do Grupo de Trabalho, têm como objetivo melhorar a prestação jurisdicional do Estado. “Fizemos recentemente um levantamento sobre as principais necessidades e carências do Poder Judiciário, e foi notória a necessidade de reestruturação dos quadros de servidores para agilizar as demandas do judiciário”, informou o presidente.
Da Redação