Cidadeverde.com

Hamilton conquista pole na Malásia; Massa 13º e culpa chuva

Imprimir
O britânico Lewis Hamilton conquistou neste sábado a poposition para o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, no Circuito de Sepang. Em uma sessão marcada pelas fortes chuvas, Hamilton – que já havia sido pole na Austrália – marcou 1min59s431 no Q3, contra 1min59s486 do alemão Sebastian Vettel (Red Bull), que larga em segundo. Nico Rosberg e Fernando Alonso saem da segunda fila.



O treino deste sábado foi ruim para os carros da Williams, que mais uma vez mostraram problemas de aderência na pista molhada. Uma estratégia equivocada de pneus colocou Felipe Massa apenas em 13º, enquanto o finlandês Valteri Bottas terminou o dia apenas em 15º, à frente de Romain Grosjean (Lotus).

O treino

Os pilotos deixaram os boxes com 50 minutos de atraso, quando a direção de prova due o aval diante da forte chuva. Nos 18 minutos em pista, porém, as condições não alteraram muita coisa – favorito, Nico Rosberg marcou 1min57s183 e assumiu o topo da lista, à frente de Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.

Ao fim do Q1, Felipe Massa era o 11º colocado. A primeira knockout zone teve Pastor Maldonado (Lotus) em 17º, Adrian Sutil (Sauber) em 18º, Jules Bianchi (Marussia) em 19º, Kamui Kobayashi (Caterham) em 20º, Max Chilton (Marussia) em 21º e Marcus Ericsson (Caterham) em 22º.

O Q2 começou com a batida entre Fernando Alonso (Ferrari) e Daniil Kvyat (Toro Rosso), que por pouco não tirou o espanhol do treino – Alonso só conseguiu permanecer porque uma bandeira vermelha suspendeu temporariamente a cronometragem, dando a ele tempo para consertar sua suspensão dianteira quebrada na pancada. Kvyat também retornou.

A pista molhada também afetou decisivamente o desempenho da Williams. Felipe Massa teve a chance de brigar por uma vaga entre os dez primeiros, mas o equívoco da equipe na escolha de pneus atrapalhou – o brasileiro fez duas trocas de pneus durante o Q2, perdendo tempo precioso e registrando apenas 2min02s460, ficando com o 13º lugar. Seu companheiro, o finlandês Valteri Bottas, ficou com o 15º posto.

Além de Massa e Williams, também foram eliminados Daniil Kvyat (Toro Rosso) em 11º, Esteban Gutierrez (Sauber) em 12º), Sergio Perez (Force India) em 14º e Romain Grosjean (Lotus) em 16º. Hamilton liderou mais uma vez, marcando 1min59s241, à frente de Rosberg.

No Q3, Hamilton marcou 1min59s431, contra 1min59s486 de Vettel. O alemão da Red Bull poderia pressionar no fim, mas aliviou e não conseguiu abrir a última volta no fim da cronometragem. Alonso vinha em terceiro, mas foi superado por Rosberg na última tentativa do alemão da Mercedes.


Fonte: Terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais