Cidadeverde.com

Obra causará falta de água por 20 dias e racionamento

Imprimir
Uma obra da Agespisa (Companhia de Água e Esgotos do Piauí) provocará racionamento e falta de água em bairros de Teresina. Em nota, a empresa informou que iniciará nesta terça (08) o trabalho de implantação do sistema de automatização na Estação de Tratamento de Água de Teresina. A direção da empresa alerta que o serviço pode afetar a distribuição de água para os bairros mais distantes e para as regiões mais altas da cidade. A empresa pede ainda o racionamento de água em bairros mais críticos. 

A estimativa é que a implantação do novo sistema seja feita em 20 dias. Essa primeira etapa ocorrerá na ETA III, responsável por 8% da produção do líquido na capital. Com a automação, os sistemas de tratamento e distribuição serão otimizados. A modernização do sistema custa R$ 3 milhões, com recursos da Caixa Econômica Federal.



Segundo o engenheiro Simon Bolivar, assessor da presidência da companhia, o sistema passará a ser operado por computador e não mais por braço humano. Essa automatização permitirá o controle rigoroso dos produtos químicos que são introduzidos na água durante o processo de tratamento.

"A Agespisa está buscando a automatização. Você poderá fazer o controle sem precisar operar manualmente. Automação na parte de produtos químicos, da quantidade da produção. Vai ser bom porque garante uma maior eficiência no tratamento da água. A Agespisa tem a obrigação de distribuir água dentro dos padrões e isso vai fazer com que melhore mais a qualidade da água", explica.

O engenheiro ressalta que durante esse período de serviço, 8% da produção de água ficará comprometida e deverá afetar a distribuição para as partes mais altas e mais distantes da cidade. Bairros situados nas regiões do Planalto Uruguai, Bela Vista, Monte Castelo e Angelim deverão sofrer desabastecimento nas horas do dia em que há pico de consumo.

"Não vai ser uma falta de água geral na cidade. A Agespisa vai começar pela menor ETA, que só é responsável por 8% da produção. Então, 92% da produção vai estar normal. Mas, nas partes altas em algumas horas do dia pode faltar água. Devem ser mais afetadas as casas que não possuem caixa d'água", disse.

A Agespisa aconselha uso racional e evitar o desperdício e, em casos de emergência deverão ser comunicados através do telefone 0800  086 8888. A ligação é gratuita, inclusive de telefones celulares.

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais