Cidadeverde.com

Safra: Estimativa de produção de grãos volta a subir

Imprimir
O Piauí continua entre os destaques na produção de grãos no Brasil e o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para cima as estimativas da safra de grãos 2013/2014. Os dados são do sétimo levantamento da Companhia. A revisão da estimativa deve-se, sobretudo, ao aumento nas projeções para as colheitas de soja e milho. Essas novidades aqueceram o comércio e melhoraram a expectativa dos produtores na região dos cerrados.

No Piauí, o sétimo levantamento indica aumento em área, produtividade e produção. De 1.264,4 da safra 12/13 passou para 1.377 mil hectares na safra 13/14, uma variação de 8,9%; a produtividade em quilos por hectare subiu de 1,266 para 2,43 na safra atual, uma variação de 92,3% e na produção de grãos a variação foi de 109%, com um aumento de 1,601,1 mil toneladas para 3.353,6 mil toneladas.

No Brasil, segundo a estimativa da Conab a safra pode chegar a 190,6 milhões toneladas, a projeção anterior apontava para uma produção de 188,7 milhões de toneladas. O número representa um crescimento de 1,1% em relação a produção anterior. “Houve aumento em relação ao último levantamento de cerca de 1,9 milhão de toneladas, graças à recuperação das lavouras de soja e do milho 2ª safra que tiveram dados positivos, com menos influência das intempéries climáticas ocorridas nas regiões produtoras”, comunicou em nota a Conab.

As condições agrometeorológicas e espectrais na região do Matopiba (sul do Maranhão, leste do Tocantins, sul do Piauí e oeste da Bahia) são consideradas boas e favoráveis às culturas que se encontravam em frutificação. Em nível de Nordeste, o Piauí e a Bahia são destaques na produção de feijão. A safra brasileira está estimada em 1,17 milhões de hectares, o que configura um crescimento de 4,4% em relação à safra passada.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais