Cidadeverde.com

Jovem com deficiência é aprovada em 1° lugar para professor

Imprimir
Apaixonada por literatura, Francisca Josefa de Araujo terá a chance de realizar o sonho de ser professora. A jovem, que tem 30 anos e possui deficiência visual, foi aprovada em primeiro lugar no sistema de cotas para Pessoas com Deficiência do concurso público da Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (Seduc), para lecionar letras/português em Teresina.


Divulgado nesta quarta-feira (25), o resultado provocou euforia em Francisca, carinhosamente conhecida como “Tchêsca”. “Estou muito feliz de ter conseguido mais essa vitória. Quando chamada, darei o meu melhor para repassar todo o conhecimento que venho adquirindo na área, tanto aos alunos com deficiência quanto aos ditos normais e para isso, já tenho muita coisa planejada, apenas esperando uma oportunidade”, comemora.

Natural de Simões do Piauí, Tchêsca foi vítima da anoftalmia bilateral e amaurose, doenças congênitas que causam a perda da visão. A simonense só iniciou os estudos aos 13 anos de idade, quando passou a residir na capital. No entanto, o atraso não impediu que ela rapidamente começasse a concretizar seus planos pessoais e profissionais. Através da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ela conseguiu concluir o ensino médio e, em 2006, realizou um concurso público, no qual foi aprovada e assumiu o cargo de telefonista, que ocupa até hoje.

A jovem não parou por aí. Em 2008, aos 24 anos, Tchêsca, que desde o início dos estudos desenvolveu um grande interesse por línguas e literatura, prestava seu primeiro vestibular e ingressava na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para cursar letras/português. “Foi uma enorme alegria ser aprovada de primeira vez e estudar o que tanto queria. Tomei gosto pela área bem cedo e fui muito incentivada por uma professora. Tenho orgulho de ter conseguido ir até o final e os frutos estão começando a ser colhidos”, diz a primeira colocada do concurso público.

Formada em letras/português, a simonense quis ir além. Atualmente, Tchêsca está se especializando em literatura e estudos culturais. Seus planos são de prosseguir com os estudos e com o trabalho, sempre levando sua alegria e sorriso irradiante onde quer que vá, além de levar o exemplo de vida e de tantas superações a todos ao seu redor.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais