Cidadeverde.com

ANTT autoriza reajuste de 4,7% em passagens de ônibus interestaduais

Imprimir
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, nesta sexta-feira (27), o reajuste de 4,792% nas tarifas de ônibus interestaduais e internacionais. O aumento vale a partir de 1º de julho.


Conforme a resolução 4.351 da ANTT, publicada na edição desta sexta-feira (27) do "Diário Oficial da União", o reajuste não vale para o transporte rodoviário interestadual e internacional semiurbano (ou seja, que não é de longa distância)  de passageiros, "que será determinado em ato específico", diz a agência.

A ANTT divulgou os novos valores, listando os coeficientes tarifários (CT) em R$ por passageiro (acesse aqui), que devem ser multiplicados pelos quilômetros percorridos. Por exemplo, para o transporte interestadual com serviço convencional (com sanitário), com pavimento tipo I (há vários tipos, como pavimentado, implantado ou leito natural), o coeficiente atual é de 0,141516.

Para se chegar ao valor da passagem, por passageiro, deve-se multiplicar a distância da linha pelo valor constante na tabela, levando-se em consideração o tipo de pavimento e o tipo de serviço. Após esse cálculo, a agência explica que devem ser adicionados, ainda, a tarifa de embarque específica do terminal, o ICMS estadual incidente sobre a tarifa e o rateio do pedágio, quando houver, por passageiro.

Adiado
Em 2013, a ANTT chegou a adiar o aumento das tarifas após os protestos de junho. As passagens subiram apenas em outubro, quando tiveram um aumento autorizado de 6,981%.

Fonte: Agência Brasil
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais