Cidadeverde.com

Hoje é dia de pizza!

Imprimir

Ou melhor, hoje é o dia da Pizza. O amor pela “redonda” é tamanho que 10 de julho se tornou um dia especial em sua homenagem, comemorado desde 1985 em São Paulo, mas a comemoração já contagiou o país inteiro. 

No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza. Depois o tomate foi acrescentado a receita.

A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surgiu o termo picea, na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza.

"Picea" indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava "matar a fome", principalmente a da parte mais pobre da população.

Normalmente, a massa de pão recebia, como sua cobertura, toucinho, peixes fritos e queijo.

A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria de que se tem notícia, a Port'Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época tais como Alexandre Dumas, que, inclusive, citou variações de pizzas em suas obras.

Chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos, e, hoje, pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. Até os anos 1950, era muito mais comum ser encontrada em meio à colônia italiana, tornando-se, logo em seguida, parte da cultura deste país.

Em Teresina é muito comum encontrar uma pizzaria a poucos metros de outra. O dia da pizza pode ser uma ótima desculpa para reunir amigos e saborear essa preparação culinária que já faz parte do cardápio dos teresinenses.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais