Cidadeverde.com

Filme Documentário será lançado na Casa da Cultura de Teresina

Imprimir

Estreia do filme documentário “Buriti Grande – De João a 5ª geração”, que aborda a história do povoado Buriti Grande, localizado a 275 km de Teresina, acontece nesta terça-feira (15) a partir das 19 horas, na Casa da Cultura de Teresina.  A estreia reunirá convidados, imprensa, elenco, técnicos, amigos e amantes do cinema.

O filme é uma parceria do grupo de teatro Buriti, Núcleo Proposta de Cinema e ISA Audiovisual. O documentário retrata os primórdios do povoado Buriti Grande, Dom Expedito Lopes – Piauí e tem base de argumento e roteiro no trabalho de pesquisa de Célia Maria, Dilermando Ferreira, e Valto Martins e também em depoimentos de moradores.

A trama, relatada pela senhora Gracinha Conrado, mistura ficção com a realidade. E, nessa perspectiva, faz uma imersão na memória, história e tempos orais aos dias e horas do cotidiano da construção social do povoado, plantado em terras de matas ciliares e, com natureza recheada de buritizais que deram margem ao nome, Buriti Grande.

Tudo tem início por volta do século XIX, meados dos anos 1800 a 1810, não se sabe ao certo. O fato é que com a independência do Brasil, os portugueses foram obrigados a deixar nosso país. Porém nem todos retornaram a Portugal. Prova disso, foi o destemido João Manoel Ferreira Lopes que se refugiou na localidade Jacús, município de Oeiras (Piauí). 

Anos depois, João Manoel, acompanhado por Victor de Barros, na campana de seu rebanho, descobriu, explorou e fundou o povoado Buriti Grande.

Hoje, o Buriti Grande é um lugar aconchegante, tranquilo, pacato, de vida simples, de pessoas hospitaleiras, privilegiado pela natureza de sua bela paisagem, cercado por morros exuberantes, que esconde histórias incríveis, de pessoas bem sucedidas, acompanhando a própria história. 

Situado na BR-316, há 275 km de Teresina, é cortado pela PI-242 que dá acesso às cidades de Santa Cruz do Piauí e Wall Ferraz. Distante 8 km da sede do município possui o status de maior comunidade, com cerca de 1.200 habitantes.

"Buriti Grande - De João à 5ª geração" flagra, para a construção do enredo e narrativas apropriadas das memórias sociais locais, um apanhado de belas imagens, cuidado fotográfico e captação técnica que supervaloriza o material planejado à película.

O elenco reúne atores de Teresina e Timon e atores sociais de Buriti Grande. O argumento, roteiro e direção da fita são de Dan Martins, ator de teatro, natural do povoado Buriti Grande.

Entre os artistas que compõem o projeto estão, Roger Ribeiro, Vitorino Rodrigues, Júnior Marks, Adriana Campelo, Lorena Campelo, Ana Carvalho, Lari Sales, Miguel Roger Ribeiro, Antônio do Carlo, Maneco Nascimento, David Rangel e Dan Martins. 

O ator, estreante como diretor de cinema, Dan Martins, é filho do Buriti Grande. Idealizador do projeto do filme irá presentear a comunidade onde nasceu no resgate de sua origem e preservação da memória contada.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais