Cidadeverde.com

OAB entrega a Procuradoria denúncias feitas via whatsApp

Imprimir

Nesses 13 dias de campanha eleitoral, o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB - PI, já recebeu 15 denúncias sobre irregularidades cometidas por candidatos e partidos. Segundo a coordenadora do Comitê e vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil secção Piauí, Edudarda Miranda, a maioria foram encaminhadas via whatsApp. 

Ela informa que entregou ao procurador federal Kelston Lages nesta quinta-feira (17), várias dessas denúncias. Das 15 denúncias recebeidas, oito foram encaminhadas através do aplicativo de celular whatsApp. A maioria delas diz respeito a propaganda eleitoral antecipada e uso da máquina pública. "O what´s app foi o canal preferido pelo denunciantes. Na maioria dos casos encaminhados, o denunciante se identificou, enviou fotos  e fez a narração do caso. Tudo isso foi anexado ao material encaminhad à procuradoria, que agora deve fazer o seu juízo de valor", explica Eduarda Miranda. 

A coordenadora conta ainda que sete denúncias foram feitas por email e apenas uma via telefone. "Queremos divulgar o máximo possível para que as pessoas se sintam inclunadas a denunciar através da OAB qualquer irregularidade durante o processo eleitoral. Imaginamos que a medida que a eleição tome corpo, as denúncias deverão aumentar". 

Houve ainda uma denúncia anônima considerada sem fundamento pelo Comitê e outras três foram desconsideradas por não se tratarem de denúncias eleitorais.

O site da OAB disponibiliza ferramenta para quem deseja denunciar via email. Para quem prefere o aplicativo whatsApp o número é (86) 8141 8181.

Sana Moraes (Especial para o cidadeverde.com)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais