Cidadeverde.com

Dia de combate ao colesterol é dedicado a mulher

Imprimir

A mulher, que nos últimos anos passou a ter mais infartos e doenças cardiovasculares, é o tema do Dia Nacional de Combate ao Colesterol, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC - em todas as Capitais brasileiras. Há 50 anos, em cada 10 pessoas que sofriam infarto, 9 eram homens e apenas uma era mulher. Hoje este número está praticamente empatado, como consequência do estilo de vida, do tabagismo, da obesidade e da má alimentação, problemas de milhões de brasileiras. “Nas últimas décadas a mulher deixou a vida doméstica e ingressou no mercado de trabalho, sem que tenha abandonado o cuidado dos filhos e do lar”, explica o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Carlos Costa Magalhães que completa:  "o estresse crônico, cada vez mais visto nas mulheres, é um importante fator de risco para doenças do coração".

Segundo a SBC, as doenças cardiovasculares matam 350 mil todos os anos no Brasil. Em relação aos infartos, 52% são homens e 48% mulheres, já ao AVC, 50,5% são homens e 49,5% mulheres. "Em pouquíssimo tempo as mulheres irão passar os homens neste índices", prevê o cardiologista.

CORAÇÃO MATA MAIS QUE O CÂNCER

A campanha, que inclui uma cartilha explicativa, ensina que o câncer de útero e o câncer de mama, somados, matam menos de metade das mulheres que vão a óbito por doenças cardiovasculares.

"O fato do coração estar matando mais mulheres é também decorrência da falta de conhecimento do risco que correm", diz o presidente do Departamento de Aterosclerose da SBC, José Rocha Faria Neto. O homem, acostumado à ideia de que o coração representa um risco, busca ajuda especializada aos primeiros sintomas de um infarto ou AVC. A mulher, entretanto, quando tem dor no peito, arritmia ou enjoo que podem ser indicação de um infarto, comprovadamente demora muito tempo ‘esperando o sintoma passar’, até se decidir a ir a um Pronto Socorro.

CARTILHA EXPLICATIVA

Além da campanha de divulgação dos riscos cardíacos, a SBC produziu a cartilha ‘Campanha Temática Mulher’ que, em poucas páginas, dá orientação completa sobre como prevenir as doenças cardiovasculares. O livreto conta que as doenças do coração afetam 17,1 milhões de brasileiros a cada ano. “Há fatores não modificáveis como os genéticos, a idade e a menopausa”, explica a cartilha, mas vários fatores de risco dependem de conscientização e de vontade, como o tabagismo, o colesterol alterado, o sedentarismo, a hipertensão, a diabetes e a má alimentação.

A cartilha inclui uma tabela com os novos limites recomendados em relação ao colesterol, que dependem do risco do paciente. Os pacientes com risco intermediário de infarto, por exemplo, devem ter LDL (o mau colesterol) abaixo de 100 mg/dl. Já quem tem alto risco por ter múltiplos fatores de risco, já sofreu um infarto ou apresenta obstrução significativa de alguma artéria, é diabético ou sofre de doença renal devem manter o LDL abaixo de 70 mg/dl.

Cartilha: http://prevencao.cardiol.br/campanhas/pdf/cartilha-mulher-2014.pdf

SERVIÇO:

Local: Centro de Teresina - PI

Endereço: R. Senador Teodoro Pacheco, 1179

Data: 8 de agosto – sexta

Horário: 08hs às 11hs

 

Da Redação

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais