Cidadeverde.com

Sistema informatizado vai auxiliar hospitais a modernizar processos

Imprimir

O secretário da Saúde, Mirócles Veras, lança nesta quinta-feira (7), no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV), o Aplicativo de Gestão dos Hospitais adquirido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi).  Segundo ele, seis hospitais públicos participam do projeto que visa facilitar e modernizar a gestão, com base em modelo adotado por várias instituições do país.

As unidades que adotarão o aplicativo são Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), Hospital Areolino de Abreu (HAA), Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela, Maternidade Dona Evangelina Rosa, além da Secretaria Estadual da Saúde, que comandará todo o Sistema. Um dos mecanismos do aplicativo é o prontuário informatizado de cada paciente, com informações sobre ingresso, pedidos de exames, receitas de medicamentos e cirurgias. Os dados são usados por médicos, enfermeiros, setor administrativo e tesouraria. O sistema funciona em tempo real.

Para o engenheiro e coordenador de Manutenção Predial do HGV, André James Andrade, a opção pelo modelo foi considerado pelo fato de o sistema ter como principal referência o atendimento ao paciente.

A implantação do sistema resulta em mudanças na rotina das instituições. Isso porque, antes de receber o aplicativo, o hospital precisa estar preparado do ponto de vista da organização interna. Essa implantação deve ocorrer em todos os hospitais da rede. O prazo dependerá da necessidade de adequações de cada unidade, treinamento de pessoal e instalação de equipamentos.

Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais