Cidadeverde.com

APL lança "Carta de Teresina" com propostas para os candidatos

Imprimir

A Academia Piauiense de Letras fará, nesta sexta-feira (29), o lançamento da "Carta de Teresina", um documento destinado ao povo piauiense e aos candidatos que concorrem à vaga de governador do Estado, contendo propostas para a área de cultura. 

A Carta foi elaborada pela Academia Piauiense de Letras, com a aprovação de todas as 14 academias temáticas e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado.

A principal proposição é a recriação da Secretaria de Cultura do Estado. Os membros da APL consideram a pasta "imprescindível para o planejamento, formulação, execução e encaminhamento das políticas culturais" e defendem "um modelo de gestão que atenda a todas as necessidades na literatura, nas artes, no cinema, no teatro, na dança, no folclore, nos costumes, na oratória, na memória social, na pesquisa histórica, na visão geográfica, nos segmentos que constituem o amplo universo de fatores que denominamos de cultura".

O documento sai em defesa também da proteção, do tombamento de prédios, edifícios e locais que constituem o patrimônio memorial. 

A intenção da Academia Piauiense de Letras é suscitar entre produtores culturais nas áreas da música, do teatro, da dança, da literatura e todos os segmentos e entre os futuros gestores do Estado um amplo debate acerca da memória sociocultural, geohistórica, antropológica e do patrimônio imaterial.

"As instituições de cultura estão dispostas a darem ampla colaboração na formulação das políticas públicas do governo, basta que sejam convocadas", destaca Herculano Moraes, secretário geral da Academia Piauiense de Letras.

O lançamento da "Carta de Teresina" acontecerá nesta sexta-feira (29), durante um almoço que reunirá todos os presidentes de academias temáticas na sede da APL, às 11h.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais