Cidadeverde.com

Piauí é o 2º Estado com incêndios e registra 4.700 focos de queimadas

Imprimir
  • IMG_9792.jpg Wilson Filho
  • IMG_9791.jpg Wilson Filho
  • IMG_9790.jpg Wilson Filho
  • IMG_9785.jpg Wilson Filho
  • IMG_9783.jpg Wilson Filho
  • IMG_9782.jpg Wilson Filho

A chegada do B-R-O-BRÓ com clima seco e altas temperaturas enquadra o Piauí em estado de alerta para incêndios. Segundo levantamento do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de janeiro até hoje foram registrados 4.753 focos de incêndios, um número preocupante. Já na estatística do Corpo de Bombeiros, com atendimento in locum, foram  mais de mil focos de queimadas nos meses de janeiro a agosto em todo o Piauí.

Segundo o coronel Emídio Oliveira, do Corpo de Bombeiros, o Piauí é o segundo Estado com maior índice de queimadas, perdendo apenas para o Mato Grosso. Devido ao estado de alerta foi criado um comitê para atuarem de forma integrada com ações entre Bombeiros, Ibama, Secretaria de Meio Ambiente e Embrapa.  

O relatório divulgado pelo Corpo de Bombeiros aponta que foram registrados, de janeiro a agosto 1.170 focos de incêndios nas cidades de Teresina, Floriano e Parnaíba.  A maior ocorrência mais frequente foi fogo em matagais. 

As ocorrências de incêndios em terrenos baldios são as mais frequentes em todo o estado com 299 casos. Além desses, a corporação foi acionada para combater aos focos de incêndios em residências, estabelecimentos comerciais, instituições públicas e a veículos.

O coronel Costa ressalta que esses números mostram apenas as ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Os dados podem aumentar consideravelmente nos próximos meses devido à chegada do período mais quente do ano, o b-r-o bró,que compreende os quatro últimos meses do ano, setembro, outubro, novembro e dezembro.

De acordo com o INPE, a máxima registrada para o mês de agosto foi de 4.035 ocorrencias no ano de 2010. E a estimativa média para agosto era 1.316 casos.

Sana Moraes

[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais