Cidadeverde.com

Davis: Bellucci põe Brasil no Grupo Mundial e rebaixa a Espanha

Imprimir

Quando o Brasil mais precisou de Thomaz Bellucci (83º), o tenista correspondeu. Depois de vencer seu primeiro jogo com uma virada espetacular, o brasileiro assumiu a responsabilidade neste domingo, derrotou Roberto Bautista Agut (15º) por 3 sets a 1 (parciais de 6-4, 3-6, 6-3 e 6-2) e recolocou o Brasil no Grupo Mundial da Copa Davis.

Com a vitória por 3 a 1 no confronto - além de Bellucci, a dupla formada por Bruno Soares e Marcelo Melo venceu o outro jogo, com Agut sendo responsável pelo único triunfo espanhol -, o Brasil também manda a Espanha para a disputa continental do torneio entre nações. A última vez os europeus tinham ficado fora da elite tinha sido em 1996.

Os espanhóis vieram desfalcados de seus principais nomes: Rafael Nadal, Davis Ferrer e Tommy Robredo. Marcel Granollers, convocado para disputa, se machucou e virou desfalque de última hora. Mesmo assim, o capitão Carlos Moyá contava com atletas melhor ranqueados em simples em comparação ao time do Brasil. 

O triunfo também alivia também os questionamentos quanto à convocação realizada pelo capitão João Zwestch. Ele preferiu levar para o confronto Guilherme Clezar e Rogério Dutra Silva como opções de segundo simplista e deixou de fora João Souza, o Feijão, que vive melhor momento no circuito.

Feijão e seu técnico, Ricardo Acioly, deram declarações veementes sobre o assunto e abriram uma pequena polêmica - provavelmente a principal desde o boicote de 2004, quando Guga, entre outros, protestaram contra administração da CBT e se recusaram a defender a nação na Davis.

No jogo deste domingo, Bellucci e Agut alternaram o domínio da partida. O brasileiro conseguiu entrar de fato no jogo a partir da segunda parcial, quando conseguiu atrapalhar o espanhol principalmente com o seu revés. No último set, o serviço do brasileiro também funcionou nas horas críticas para levá-lo à vitória.

"Não tem nem o que falar. Estou muito emocionando, só Deus sabe o quanto o jogo era importante para mim. As vitórias só vem às vezes depois várias derrotas. Esse é um dos dias mais emocionantes da minha carreira. Acho que para mim é um momento muito emocionante, para o tênis brasileiro é um momento que vem em uma boa hora. Acho que a gente sempre deu nosso máximo. Hoje mostramos que temos valor. Mesmo sem tanta tradição, viemos e vencemos a Espanha. Estamos de parabéns, é agradecer. A conquista é para todos", afirmou Bellucci ao Sportv depois da partida.


Fonte: ESPN

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais