Cidadeverde.com

Sessão solene lembra Dia Mundial de Combate ao Diabetes no Piauí

Imprimir

Fotos: Caio Bruno/Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou nesta quarta-feira (5) uma sessão solene pela passagem do Dia Mundial de Combate ao Diabetes, que será comemorado no dia 14 e ao longo do "Novembro Azul", como é tratado este mês pelos defensores de melhorias para os diabéticos. 

A sessão foi proposta pelo deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), autor do projeto de lei que visa garantir a distribuição gratuita de medicamentos e materiais para aplicação de glicose e o monitoramento da glicemia aos portadores da doença no Piauí. A proposta ainda tramita na Alepi. 

“Só no Piauí são mais de 200 mil diabéticos. Na nossa capital são 16.280 pacientes diabéticos atendidos por meio do Programa Saúde da Família. E essa estatística só tende a aumentar, o que torna o cenário da doença bastante preocupante e nos mostra a necessidade e a importância de estabelecer metas para o tratamento da doença, como também para o esclarecimento da população sobre as formas de prevenção e diagnóstico”, disse o deputado. 

A publicitária Jeane Melo, presidente da Associação de Diabéticos do Piauí (ADIP), participou da sessão solene e pediu o engajamento da sociedade e poder público na melhoria do atendimento aos diabéticos. 

“Virei diabética de coração, já que há nove anos convivo com a doença, tendo em vista que meu filho foi diagnosticado como diabético aos nove meses de vida. Fundamos a ADIP há três anos e passamos a representar os mais de 200 mil diabéticos do nosso Estado. A cada dia lutamos por melhorias e para tornar positiva essa estatística triste da doença”, afirmou.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais