Cidadeverde.com

Grupo Matizes quer revogação de portaria que impede doação de sangue

Imprimir

Festas de fim de ano e feriados prolongados como Carnaval e Semana Santa são sempre períodos críticos para quem necessita de sangue. Nessas épocas, o número de doadores cai, comprometendo cirurgias e o tratamento de doenças. O grupo Matizes disse que se as doações poderiam ser maiores no Piauí, se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não impedisse a doação de homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou suas parceiras. 

Com a finalidade de conter a queda do estoque de bolsas disponíveis e incentivar que mais pessoas se tornem voluntários, o Grupo Matizes realiza anualmente campanhas de doação de sangue como o “Nosso Sangue pela Igualdade”, “Mulheres pela Igualdade” e, mais recentemente, “Rolezinho Solidário”.

Segundo a coordenadora do Grupo Matizes, Carmem Ribeiro, as campanhas visam, também, buscar apoio da sociedade para a revogação da Portaria nº 1.353/2011, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que proíbe a doação de sangue, por um período de 12 meses, por “homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou parceiras sexuais destes”.

“A portaria da Anvisa é excludente e preconceituosa, pois estigmatiza uma ideia atrasada de que a AIDS é uma doença restrita aos gays. Não podemos admitir, portanto, que em um país onde o número de doadores de sangue é pequeno, prevaleça uma medida que exclui parte da população LGBT de realizar essa ação solidária”, argumenta Carmem.

Em 2014, por exemplo, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Piauí (Hemopi) registrou queda no número de doadores em cerca de 50%. Este número, inclusive, não ultrapassa 1% da população piauiense, revelando uma média mensal de doadores de pouco mais de cinco mil pessoas.

Nesta terça-feira (25), a luta para ampliação do número de doadores de sangue será comemorada através do Dia Universal da Doação de Sangue. Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos de idade e pesar, no mínimo, 50 kg.

Da Redação 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais