Cidadeverde.com

Ciro Nogueira se junta à luta pelo fim da violência contra a mulher

Imprimir

O senador Ciro Nogueira (PP/PI) destacou, em discurso nesta terça-feira (25), os altos índices de violência contra a mulher ainda  presentes no Brasil e em todo mundo. Lembrando o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, comemorado todo dia 25 de novembro, o senador afirmou que esse tipo de prática ainda está ligada a fatores culturais e que o grau de proteção concedida à mulher depende do regime político de cada país.

“Esse grau de proteção é maior nos países mais desenvolvidos, é menor em países subdesenvolvidos e ainda menores em países muçulmanos. Em ditaduras abertas ou disfarçadas, — na Coreia do Norte, na China, na Rússia, por exemplo, — a mulher fica mais à mercê de seus algozes”, lamentou.

Segundo informou o senador, apesar dos números ainda altos, o Brasil tem avançado muito nas últimas décadas, no que diz respeito à proteção jurídica e institucional da mulher e aos valores da sociedade quanto à questão de gênero.

“Tem sido bastante árduo e repleto de obstáculos, e ainda será por muito tempo, o caminho que, um dia, há de nos levar a uma situação próxima da ideal, em que a violência contra a mulher, de tão rara, seja de causar espanto”, afirmou.

Ciro frisou a importância de datas comemorativas instituídas com a finalidade de alertar e de mobilizar as pessoas, chamando a sua atenção para situações injustas ou violentas contra a mulher que acontecem em todo o mundo.

O senador finalizou lembrando ações importantes como a lei Maria da Penha e as propostas que tramitam no Congresso, como por exemplo, o Projeto de Lei  47/2012, de sua autoria, em análise no Senado, que tem por objetivo dar preferência ao atendimento à mulher idosa vítima de violência doméstica.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais