Cidadeverde.com

Árvore de 28 metros cai e danifica casa na zona Leste; Rua fica sem energia

Imprimir

Uma árvore de 28 metros caiu sobre uma casa na rua Adalberto Correia Lima, na zona Leste de Teresina. Os galhos da planta danificaram a fiação da via e a cerca elétrica da residência. Os moradores reclamam que já haviam pedido à Prefeitura que realizasse a poda da árvore.

"Estávamos em casa quando ouvimos o barulho e todos ficaram sem energia", contou a proprietária da casa, Leila Andrade. Ela informou que a solicitação junto à Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) da zona Leste foi feita em julho deste ano e até o momento não havia respostas. 

Os moradores relatam que tiveram medo de podar por conta própria porque a árvore era muito alta e, ao cair, os galhos poderiam danificar a estrutura da casa, como aconteceu na noite desta terça-feira (9). 

A energia elétrica foi restabelecida ainda na noite de ontem, pela Eletrobras Piauí. O responsável pelas equipes de manutenção, Abraão Galeno, explicou que as podas de árvores que ameaçam as fiações devem ser feitas pela Eletrobras, para evitar riscos. 

Com folhas e galhos ainda na calçada, Leila Andrade afirma que não sabe o que fazer e tirará a planta por conta própria.

SDU responde

O chefe de Divisão dos Serviços Urbanos da SDU Leste, Ribamar Mendes, explicou que a tramitação para poda e retirada de árvores acontece de forma rápida no órgão, mas são realizadas apenas em áreas públicas, não em espaços particulares.

"Nesse caso de ser dentro de uma casa, o proprietário tem que conseguir a liberação junto a SDU e depois contratar pessoas especializadas para fazer o trabalho. No caso de via pública, quem se sentir prejudicado pode pedir a poda ou retirada da árvore, mas é feito o plantio de outra espécie no local, de acordo com a vistoria e indicação dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente", completou Ribamar Mendes.

 

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais