Cidadeverde.com

Juca Ferreira assume Ministério da Cultura

Imprimir

O sociólogo Juca Ferreira foi confirmado como novo ministro da Cultura. Embora o Planalto ainda não tenha se pronunciado, a assessoria de imprensa do político ratificou a informação. As recentes especulações eram favoráveis a Juca, embora alguns apostassem no nome do escritor e biógrafo Fernando Morais. O sociólogo ganhou força depois de assumir a coordenação das propostas culturais para o plano de governo de Dilma, em setembro. Diante do pedido de demissão de Marta Suplicy, que se despediu da pasta em novembro, muitos deram como certa a ida de Juca para o MinC, o que acabou se confirmando. 

Não será a primeira passagem do sociólogo pelo ministério. Durante o segundo mandato do governo Lula, entre 2008 e 2011, Juca exerceu o cargo de ministro da Cultura. À época, ficou conhecido pela elaboração do vale-cultura, que acabou sendo aprovado somente durante a gestão de Marta, e pelas críticas ao modelo atual da Lei Rouanet, principal ferramenta federal de arrecadação de fundos para projetos culturais. 

Nascido em Salvador, em 1949, o sociólogo chegou a presidir a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), em 1968. Crítico ao regime militar, foi exilado e passou por Chile, Suécia e França. No retorno, envolveu-se com projetos culturais e ambientais. Por conta da atividade política em Salvador, conheceu Gilberto Gil, que o traria para Brasília anos depois. Nos primeiros quatro anos do governo petista, enquanto Gil serviu como ministro da Cultura, Juca trabalhou como secretário-executivo da pasta. 


Fonte: Correio Braziliense

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais