Cidadeverde.com

Diálogo avança e Firmino Filho vê acordo próximo para pacientes do Maranhão

Imprimir

Dias depois de uma decisão judicial garantir que pacientes do Maranhão devem ser atendidos sem restrições no Piauí, o prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho (PSDB), afirmou acreditar que a solução para a pactuação do atendimento dos dois estados está próxima. A mudança de governo no estado vizinho é o que dá ânimo ao gestor piauiense. 

"Nós já tivemos uma conversa com o secretário de saúde do Maranhão (Marcos Pacheco). Entendemos que houve uma mudança de postura muito grande por parte do Governo do Maranhão, do novo secretário e do novo governador, Flávio Dino (PCdoB). Vamos ter na próxima semana uma reunião do nosso secretário de saúde de Teresina (Aderivaldo Andrade) e do novo secretário de saúde do Maranhão, em Brasília. Esperamos que isso possa ter bons desdobramentos", disse Firmino Filho na última sexta-feira, enquanto doava sangue e falava com jornalistas. 

Para Teresina, o problema no atendimento a pacientes do Maranhão e de outros estados é a falta de compensação para que a capital piauiense arque com essas despesas - em especial nos pacientes com câncer, cujos gastos são maiores. Até 2014, o diálogo com o Maranhão rendeu até ataques em redes sociais proferidos pelo então secretário de saúde, Ricardo Murad. Perguntado se agora há diálogo, Firmino Filho respondeu: "diálogo respeitoso e construtivo, o que é bom". 

"É importante dizer que o clima mudou muito. Existe hoje uma postura bastante cooperativa e solidária por parte das autoridades sanitárias do Maranhão e isso nos permite dizer que estamos prestes a ter boas mudanças neste sentido", acrescentou o prefeito, ressaltando que as conversas com Flávio Dino e sua equipe começaram ainda em 2014, com participação também do prefeito de Timon (MA), Luciano Leitoa. 

Para o prefeito, as mudanças devem garantir uma chegada mais organizada e qualificada dos pacientes do Maranhão e fazer com que minimizar o sacrifício financeiro do lado do Piauí. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais