Cidadeverde.com

Assembleia Legislativa empossa 30 deputados; 43% são estreantes

Imprimir

Os 30 deputados eleitos nas eleições 2014 tomam posse neste domingo (1) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Destes, 12 são novatos, o que representa quase 50% no número de parlamentares da Casa. Assumem o mandato pela primeira vez, Severo Eulálio (PMDB), Zé Santana (PMDB), Rubem Martins (PSB), Georgiano Neto (PSD), Dr. Pessoa (PSD), Francisco Limma (PT), Pablo Santos (PMDB), Janaína Marques (PTB), Júlio Arcoverde (PP), Firmino Paulo (PSDB), Fábio Xavier (PR) e Dr. Hélio (PTC).


Severo Eulálio é um dos estreantes na Assembleia Legislativa do Piauí

Apesar das caras serem novas, os sobrenomes são bem conhecidos na politica piauiense. Severo Eulálio, por exemplo, é filho do atual prefeito de Picos, Kléber Eulálio, que passou pela Alepi entre os anos de 1986 e 2010, chegando inclusive ser presidente da Casa. Médico, assim como o pai, Pablo Santos vai dar continuidade ao mandato de Warton Santos. Quem também conseguiu colocar o filho na Alepi foi o deputado federal Júlio César. Reeleito, ele conseguiu eleger Georgiano, o parlamentar mais novo na Casa.

Terceiro deputado mais bem votado, José Ribamar Noleto de Santana, o Zé Santana (PMDB), vai continuar o mandato da esposa, a deputada estadual Ana Paula (PMDB). A família Martins volta ao Legislativo estadual com a posse de Rubem Martins, irmão do ex-governador Wilson Martins. A estreante Janaina Marques continua a trajetória de sua família na Alepi. Vai ocupar a cadeira que era do tio, Ismar Marques.

Este ano, a Alepi passa a contar com um filho de ex-governador no seu quadro de parlamentares. É o presidente do PP estadual, Júlio Arcoverde. O deputado eleito é filho do ex-governador e senador Dirceu Arcoverde. Firmino Paulo, tem até o nome igual ao do tio, Firmino Filho, prefeito de Teresina. Ainda entre os estreantes como nomes conhecidos está Fábio Xavier, filho do ex-conselheiro do TCE, Xavier Neto, morto em um acidente de avião em 2012.

Deputados que assumem:

  1. Wilson Brandão (PSB)
  2. Severo Eulálio (PMDB)
  3. Zé Santana (PMDB)
  4. Themistoscles Filho (PMDB)
  5. Juliana Moraes Souza (PMDB)
  6. Rubem Martins (PSB)
  7. Flávio Nogueira Jr. (PDT)
  8. Hélio Isaías (PTB) 
  9. Georgiano (PSD) 
  10. Robert Rios (PDT) 
  11. Marden Menezes (PSDB)
  12. Fernando Monteiro (PTB)
  13. Gustavo Neiva (PSB) 
  14. Dr. Pessoa (Dr. Zezim) (PSD) 
  15. Limma (PT) 
  16. Luciano Nunes (PSDB)
  17. Dr. Pablo Santos (PMDB) 
  18. Janaína Marques (PTB) 
  19. Júlio Arcoverde (PP) 
  20. Edson Ferreira (PSD) 
  21. Fábio Novo (PT) 
  22. João Mádison (PMDB)
  23. Firmino Paulo (PSDB) 
  24. Liziê Coelho (PTB) 
  25. Pastor Gessivaldo (PRB) 
  26. Nerinho (PTB) 
  27. Fábio Xavier (PR) 
  28. Flora Izabel (PT) 
  29. Evaldo Gomes (PTC) 
  30. Dr. Helio (PTC)  

Sete efetivos e três suplentes vão ser secretários 

Dos 30 deputados eleitos em 2014, sete não vão exercer o mandato, pelo menos por enquanto, já que foram convidados para assumir secretarias no governo Wellington Dias e na administração Firmino Filho, em Teresina. Os que vão para o governo petista são Hélio Isaías (Secretaria de Defesa Civil); Francisco Limma para a Secretaria de Desenvolvimento Rural; Janainna Marques assume a Infraestrutura; Pastor Gessivaldo assumirá a pasta do Trabalho e Empreendedorismo; Nerinho vai para Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Fábio Xavier assume a Secretaria de Cidades.

Já na Prefeitura de Teresina, Luciano Nunes deve voltar para a Secretaria de Administração.

Dos sete suplentes que serão convocados, três também serão secretários, forçando a entrada na Alepi de mais três parlamentares.

Suplentes que irão se licenciar
Ziza Carvalho (PROS) - 1º suplente - Semar
Henrique Rebêlo (PT) - 4º suplente - SASC 
Francis Lopes (PRP) - 6º suplente - Fundac

Suplentes que irão assumir na Alepi
Aluísio Martins (PT) - 2º suplente
Cícero Magalhães (PT) - 3º suplente
Joel Rodrigues (PTB) - 5º suplente
João de Deus (PT) - 7º suplente
José Hamilton (PTB) - 8º suplente
Belê Medeiros (PSB)


Antonio Félix vai assumir após acordo de seu partido com o governo

Gessivaldo Isaias (PRB), mesmo tendo apoiado o ex-governador Zé Filho (PMDB) em 2014, foi chamado por Wellington Dias para ser secretário, abrindo vaga para o agora também aliado do governo, Antonío Félix (PSD), 1º suplente da coligação adversária. Com a saída de Luciano Nunes, assume a vaga a deputada suplente, Belê Medeiros (PSB).

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais