Cidadeverde.com

Paciente de Timon está com suspeita de doença semelhante da “vaca louca”

Imprimir

Um paciente de Timon (MA) está com suspeita de contrair a doença de Creutzfeldt-Jakob (CJD), que é semelhante à encefalopatia espongiforme bovina (BSE), a doença da "vaca louca". 

Exames estão sendo feitos no paciente, que é do sexo masculino com idade de 40 anos. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Timon, Itelmaria Escórcio, informou ao Cidadeverde.com que o paciente deu entrada no hospital com sintomas da doença Creutzfeldt-Jakob. 

“O paciente estava com crise convulsiva, com perda de sensibilidade nos membros inferiores e cefaleia (dor de cabeça). Ele está fazendo o tratamento e tem reduzido a dor de cabeça”, afirmou a coordenadora.

Itelmaria Escórcio disse que doença é uma variação do mal da vaca louca, transmitido por uma proteína da carne da vaca. “Não há transmissão de pessoa para pessoa”, garante a coordenadora.

A doença da vaca louca, também denominada encefalopatia espongiforme transmissível (BSE) é neurológica que acomete bovinos e, tem sido relacionada com a doença de Creutzfeldt-Jacob (CJD) em humanos. 

Segundo pesquisas, a carne contaminada com o mal da “vaca louca” transmite também a rara doença neurológica que pode levar à morte.

O termo da “Vaca louca” é popular e seu uso deve ser restrito ao gado bovino. Em seres humanos, a doença é chamada de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) ou variante da DCJ. Pode-se ainda usar doenças priônicas. Ela é  degenerativa é causada por príons, uma proteína anormal que se acumula no cérebro. A doença também provoca uma incoordenação motora e mioclonias (pequenos espasmos musculares).

Segundo Itelmaria Escórcio, o quadro de saúde do paciente é “estável” e está sendo tratado em sua residência em Timon. Ele apresentou os sintomas há seis meses.

“Estamos acompanhando o paciente e como a equipe médica falou que ele poderia ser tratado em casa, não há risco e ele está sendo monitorado”.
Exames estão sendo feitos no Instituto Evandro Chagas, em Belém, em laboratório de São Paulo e no Lacen (Laboratório Central do Estado). 

Os sintomas são de ordem psiquiátrica, mais tarde se desenvolvem problemas de coordenação muscular (equilíbrio, fala), espasmos musculares, problemas nos sentidos (audição, visão), perda de memória, coma e pode chegar a morte.

Esta enfermidade foi diagnosticada pela primeira vez, no ano de 1986, quando houve a morte de diversos bovinos em consequência de uma doença neurológica desconhecida. Desde então, foram descritos 160.000 casos da BSE. No ano de 1990, esta doença virou uma epidemia entre no rebanho bovino, passando a afetar os seres humanos.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais