Cidadeverde.com

Notícia da manhã fala sobre Tosse no quadro Saúde

Imprimir

O Notícia da Manhã, desta terça(24), falou sobre "Tosse" no quadro Saúde. Geralmente neste período chuvoso aumenta a incidência da tosse nas pessoas e muitas se preocupam, pensando em doenças graves como pneumonia.

Para esclarecer essas e outras dúvidas, o Notícia da Manhã recebeu no estúdio o médico pneumologista João Luis Ribeiro.

A tosse é um reflexo natural do aparelho respiratorio, que surge em consequência de um processo irritativo.

Existe a tosse seca e a produtiva, com a presença de muco. Ela pode ser sinal de um simples resfriado ou até mesmo de um câncer de pulmão, daí a necessidade de se procurar um especialista.

O aspecto da secreção é muito importante no diagnóstico. Uma secreção clara pode representar uma alergia, asma ou infecção viral das vias respiratórias. Espessa sinaliza para uma pneumonia ou bronquite. Já com sangue pode ser sintoma de tuberculose ou mesmo o câncer de pulmão.
 
O importante é procurar um médico pneumologista para se obter o diagnóstico correto. Também recomenda-se a ingestão de bastante água, que ajuda a expelir as secreções.

O doutor João Luis Ribeiro também recomenda o uso de um pouco de soro no nariz para deixar úmidas as mucosas.

Segundo o especialista, a maior preocupação é com a tosse crônica, que perdura por muito tempo.

Durante a entrevista o médico ainda deu a dica de que ingerir leite quente com cebola pode ajudar a combater alguns tipos de tosse. Segundo ele, o líquido quente contribui para minimizar a irritação e é sabido que a cebola ajuda na movimentação dos cilios, que coloca secreção para fora.

Veja na íntegra o quadro Saúde do Notícia da Manhã!


Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais