Cidadeverde.com

Controle a ansiedade com alguns alimentos. Veja lista

Imprimir

Você tem uma rotina corrida e está difícil manter a tranquilidade? A agitação da vida moderna pode causar ansiedade e prejudicar a saúde como um todo: atrapalha o sono, altera o humor, e, às vezes, faz o ponteiro da balança disparar.

Quando em excesso, a ansiedade provoca uma bagunça emocional e desencadeia sensações de mal-estar e angústia. Existem tratamentos e terapias para tratar este problema, mas, antes de partir para os medicamentos, uma ótima forma natural de acalmar os nervos é através da alimentação.

Alguns alimentos são cheios de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, e podem ajudar a diminuir o estresse, aumentar a sensação de tranquilidade e melhorar sua disposição.

A lista abaixo foi preparada pela nutricionista Marina Donadi e indica alguns alimentos que devem ajudá-la deixar os ânimos mais equilibrados. Confira:

1. Frutas cítricas

Elas são ricas em vitamina C, que reduz a produção de cortisol, considerado o hormônio do estresse. Essa vitamina também age no combate aos radicais livres – substâncias que aumentam a ansiedade e provocam envelhecimento. Limão, laranja e outras fontes de vitamina C, como o morango, rúcula e brócolis são ótimos alimentos, pois, além de combaterem a ansiedade, possuem baixa caloria.

2. Leguminosas

Grãos como feijões, lentilha e grão-de-bico, são ricos em vitamina B6 e ácido fólico, substâncias essenciais para a formação da serotonina. A serotonina é considerada o hormônio da felicidade, pois é responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento.

3. Carnes e peixes

Esses alimentos são fonte de triptofano, um aminoácido responsável pela produção da serotonina. Eles ajudam a melhorar o sono, combater a ansiedade e proporcionam sensação de bem-estar. Para desfrutar desses benefícios sem sair da dieta, opte por carnes magras.

4. Oleaginosas

Fazem parte deste grupo as castanhas, nozes e amêndoas. As frutas oleaginosas ajudam a combater a irritação e o estresse, pois são ricas em magnésio, substância que ajuda a converter o triptofano em serotonina, e são também fonte de vitamina E e B, que auxiliam o sistema imunológico. Além disso, esses alimentos combatem o envelhecimento da pele, melhoram o funcionamento da tireoide, reduzem os níveis de colesterol ruim no sangue e dão sensação de saciedade. Mas a nutricionista alerta: é preciso consumir com moderação, já que são muito calóricos.

5. Leite e derivados

O leite e seus derivados contêm cálcio, uma substância responsável pelo controle na transmissão de impulsos nervosos. A diminuição do cálcio no sangue pode piorar o problema de ansiedade. Ao escolher estes alimentos, dê preferência às opções magras, como queijos brancos e leite desnatado.

6. Carboidratos

São fonte de carboidrato alimentos como pães, arroz, aveia e massas. Eles elevam os níveis de açúcar no sangue e fornecem energia, disposição e bem-estar. Muitas vezes, este grupo alimentar é visto como vilão nas dietas, mas os carboidratos são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Para a nutricionista Marina Donadi, o importante é consumir com moderação e fazer boas escolhas. “Escolha sempre as opções integrais no lugar das processadas, já que têm mais nutrientes, são ricas em fibras e prolongam a sensação de saciedade”, indica.

7. Espinafre

O espinafre é rico em ácido fólico, uma potente vitamina que funciona como um antidepressivo natural. Quando as concentrações desta substância estão baixas no organismo, os níveis de serotonina também se reduzem. Além disso, este alimento atua como antioxidante, melhora o funcionamento cerebral e tem pouquíssimas calorias.

8. Chocolate

Os chocolates são ricos em flavonoides – um tipo de antioxidante que favorece a produção da serotonina – e podem ajudar a aliviar a ansiedade. Mas, para este alimento, a nutricionista indica cuidado redobrado. “Como são muito calóricos e, em geral, ricos em gordura e açúcar, o consumo deve ser moderado. Na hora de comprar, o ideal é escolher os chocolates amargos e com mais cacau em sua composição. Quanto maior a porcentagem de cacau, melhor”, afirma Marina.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais